Olá João de Cardoso - São Paulo!

Conhecemos muitas histórias semelhantes a sua, de pessoas que fazem promessas para outras, e que muitas vezes estas pessoas, não conseguem cumprir, ou até mesmo não querem.

Uma verdade é está, não deveríamos fazer promessas a Deus para outros cumprirem, seria quase que forçar uma situação.

Para que não morras com esse pensamento negativo do não cumprimento de uma promessa e que recebeste de Deus graças e benefícios, poderias pelo menos cumprir em parte.

Parte da promessa está cumprida, levas contigo o nome de João, um personagem importante nas escrituras. Se tem referência ao Batista, foi o precursor de Jesus, aquele que batizou jesus, e se tem referência ao evangelista nos deixou pelo menos 5 livros da Bíblia.

A segunda parte da promessa talvez não mais poderás cumprir na integralidade. Não sei qual é sua situação de vida, talvez nem mais poderás assumir ao sacerdócio plenamente. Ou não terias mais tempo suficiente para empregar 6 ou mais anos de tua vida para te preparares para o sacerdócio.

Penso que poderias compensar tudo isto, exercendo uma atividade na Igreja que supriria esta parte da promessa de sua avó. Servindo a Igreja como evangelizador, como catequista, etc...

Todo o batizado recebe uma missão em seu batismo que é o sacerdócio, isto é recebe a missão de ser outro Cristo aqui na terra. Isto poderá acontecer, com a tua vida em Deus, sua preocupação com os desfavorecidos, como evangelizador etc. Acredito que este sacerdócio recebido em teu batismo exercido em sua comunidade poderá eliminar esta lacuna em tua vida que te causa tanto sofrimento.