Olá Alexandre de São Paulo - SP!

A sua pergunta tem uma longa resposta, coloco alguns pontos que poderão ajudar-te na compreensão como era a sociedade machista no tempo de Jesus.

Quanto a Família.

Na Palestina no tempo de Jesus como na sociedade da época em outros povos, a família era patriarcal. Tudo era centralizado no homem. Ele determinava tudo e orientava o trabalho da família, que era composta inclusive dos filhos casados. Em outras palavras a família era um clã onde o Pai tinha o controle de tudo e todos obedeciam.

Quanto a mulher.

Ela não podia ter vida participativa na sociedade. Seu lugar era na casa. Gerava e cuidava dos filhos.

Esta condição a tornava inferior ao homem em muitos aspectos.

Na Rua deveria andar com o rosto coberto.

Não podia conversar com um homem na rua.

No campo não podia trabalhar sozinha.

As filhas não tinham os direitos que os filhos tinham.

Na vida religiosa. Participação no Templo.

Possuía no Templo de Jerusalém ou na Sinagoga, um lugar separado dos homens. Deveria permanecer na entrada do Templo longe do altar das oferendas.

Não podia ler no culto, só podia escutar as orientações. Por este motivo não ia a escola e não aprendia a ler e escrever.

No tribunal e julgamentos.

Ela não podia ser testemunha.

 

A lista das descriminações que sofria a mulher segue ainda em muitos pontos. A sociedade tinha um olhar masculino, machista e repressor as mulheres.

Jesus retribuí-o a mulher a possibilidade de vida mais digna e a considerou como filha de Deus.

Para jesus não existia distinção entre homem e mulher, entre grego, judeu ou romanos, todos são filhos do mesmo Pai que está nos céus.

No evangelho em cada página encontramos está proposta nova de Jesus.

Consulta:

JEREMIAS, Joachim, Jerusalém no tempo de Jesus, pesquisa de história econômica social no período neotestamentário, (in Cap. XI A situação da mulher), Nova Coleção Bíblica, vol. 16, Paulinas, São Paulo, 1983, pág.473ss.