Continua o texto da pergunta:

Tenho observado que Jeová é usado quando se trata de algum "aperto" passado pelo crente. O uso do nome Jesus transmite uma ideia de bençãos recebidas de Deus. Em outras palavras: Jeová é o que castiga e Jesus é o responsável pelas bençãos.

Há muita desorientação nessa sua questão, fruto de pregações incertas e também, e isso é bom, vontade de aprender.

Jeová é o nome dado a YHWH (Yahweh, Javé = Senhor), que aparece quase sete mil vezes no Antigo Testamento. No Novo Testamento não aparece, por que é escrito em grego e YHWH se usa só em hebraico. É usado, no seu lugar "Senhor", que em grego é "kyrios".

De maneira simples, podemos responder sua questão dizendo que YHWH é o Pai e Jesus o Filho. Sabemos, através da Bíblia, que o filho e o pai são uma coisa só, unidos como identidade (veja João 10,30). Por isso, dirigir-se a Cristo é dirigir-se ao Senhor. Jesus é Deus, o mesmo Deus do Antigo Testamento. Não estamos diante de dois deuses, mas um único, que se revela em momentos diversos, respeitando a capacidade de entendimento das pessoas que nEle crêem.

Estamos falando do mistério divino e não podemos pretender entender tudo. Hoje em dia queremos tudo explicado, mas o mistério se vive e nem sempre se explica ou, ao menos, nenhuma explicação consegue contê-lo.