Quando a Bíblia fala de vinho, fala obviamente de bebida fermentada, com álcool. Portanto, o vinho das bodas de Caná era bebida alcoólica.

A fermentação, que culmina na produção do álcool, é um processo natural. Naquele tempo não existia geladeira e o suco duraria muito pouco.

A preocupação com a bebida alcoólica hoje é uma coisa muito importante e em nenhum momento devemos usar a Bíblia para promover o uso desenfreado, que provoca tanto mal às pessoas. Há muitas famílias que sofrem por causa do excesso de álcool. Todavia, uma coisa não exclui a outra. Não há necessidade de negar aspectos evidentes, históricos.

É inegável que a Bíblia fala do vinho como bebica que contém álcool. Mas, muitas vezes ela também fala da necessidade de ser moderados no seu uso. Ora, se fosse simplesmente "suco", para que a insistência sobre a moderação

O importante é que as pessoas saibam do seu perigo e, repito, que não usem a Bíblia para fundamentar algo negativo. Podemos muito bem ser cristãos sem vinho e, ao mesmo tempo, nada impede que um cristão tome um copo de vinho na janta.

Leia mais sobre esse tema.