Olá Cláudio Pereira de Indaiatuba - SP

Os textos bíblicos do livro do Êxodo, nos falam que os privilégios aos hebreus acabaram, e começou um levante entre o povo egípcios para retomar o poder nas mãos.

Parece que está história é conhecida desde que existe a humanidade. Os fatos sempre se repetem. Na hora em que um estrangeiro fora de sua pátria próspera, logo surgem leis que os oprimem ou que querem tomar sua riqueza.

Confirmemos com o texto Bíblico: em Êxodo1,8-14:

“8Entrementes se levantou sobre o Egito um novo rei, que não conhecera a José.

9Disse ele ao seu povo: Eis que o povo de Israel é mais numeroso e mais forte do que nos.

10Eia, usemos de astúcia para com ele, para que não se multiplique, e aconteça que, vindo guerra, ele também se ajunte com os nossos inimigos, e peleje contra nós e se retire da terra.

11Portanto puseram sobre eles feitores, para os afligirem com suas cargas. Assim os israelitas edificaram para Faraó cidades armazéns, Pitom e Ramessés.

12Mas quanto mais os egípcios afligiam o povo de Israel, tanto mais este se multiplicava e se espalhava; de maneira que os egípcios se enfadavam por causa dos filhos de Israel.

13Por isso os egípcios faziam os filhos de Israel servir com dureza;

14assim lhes amarguravam a vida com pesados serviços em barro e em tijolos, e com toda sorte de trabalho no campo, enfim com todo o seu serviço, em que os faziam servir com dureza.) (Êxodo 1,8-14) Bíblia Almeida.

Ou ainda a descrição se repete de forma semelhante em Êxodo 5,6-23: Vejamos o início do texto.

“6Naquele mesmo dia Faraó deu ordem aos exatores do povo e aos seus oficiais, dizendo:

7Não tornareis a dar, como dantes, palha ao povo, para fazer tijolos; vão eles mesmos, e colham palha para si.

8Também lhes imporeis a conta dos tijolos que dantes faziam; nada diminuireis dela; porque eles estão ociosos; por isso clamam, dizendo: Vamos, sacrifiquemos ao nosso Deus.

9Agrave-se o serviço sobre esses homens, para que se ocupem nele e não deem ouvidos a palavras mentirosas...”( Êxodo 5,6-9...) Bíblia Almeida