Olá Paulo André Couto de Aragão de Macapá - AP!

A explicação do versículo abaixo, motivo da pergunta, não afirma que o pecador continue pecando. A compreensão vai por outro caminho e depende muito do texto anterior e posterior.

Estamos no final do Apocalipse, este texto praticamente nos coloca no epílogo onde o anjo (ou Jesus) comenta com o vidente, João evangelista, as visões contidas no conjunto do Apocalipse. Portanto a resposta vem do conhecimento de todo o livro do Apocalipse.

O que o texto nos transmite é que o anjo ordena a João escrever e divulgar esta profecia.

 “Que o injusto cometa ainda injustiça o sujo, continue a sujar-se. Que o justo pratique ainda a justiça e o santo continue a santificar.” (Apocalipse 22,11) Bíblia de Jerusalém.

 

Quem está no pecado, deve permanecer no pecado?

A humanidade precisa conhecer o que a profecia nos diz. É uma ótima ocasião e tudo está ao alcance das mãos.

Não podemos alimentar ilusões na interpretação deste ensinamento do versículo 11. A nova realidade que viverá a humanidade não diz que os maus serão eliminados. Apesar da novidade anunciada tudo continuará como antes: O versículo apresenta quatro tipos de pessoas que se contrapõe:

a)  A nível social = o injusto x justo
b)  A nível religioso = o impuro x o puro.

 

Concluindo

O Apocalipse apresenta a dinâmica da história, a certeza da solução divina para os que ele ama, mas respeita as decisões e escolhas que a pessoa humana quer fazer. O homem e a mulher tem a liberdade de rejeitar a Deus como o texto diz: o injusto cometa a injustiça o sujo continue a sujar-se. O Apocalipse mostra como será o caminhos dos que ignoram a Deus na vida.

________________
Consulta: 

  • DURANTI, AURELIA, El Apocalipsis: Um libro de Esperanza. Comunidad de Guichon, Diocese de Salto, Uruguai, 1987.
  • RICHARD, PABLO, Apocalipse, reconstrução da Esperança, Vozes Petrópolis, 1996.