Como todos os católicos, e muitos que não o são, estamos entusiasmados pela capacidade que tem o Papa Francisco. É um verdadeiro pastor, como deveriam ser todos aqueles que se colocam diante de uma comunidade, como líderes. Há muitos que não o são e esses se sentem ameaçados por alguém que queira dar uma 'sacudida' em situações que afastam de Deus.

Com certeza vai fazer alguns progressos dentro da Igreja Católica em prol de um modo de viver mais cristão, aproximando a instituição do povo. Mas as estruturas são muito pesadas e não é fácil transformar a noite em dia. Passos serão feitos, mas não será uma mudança drástica; outros precisarão continuar o caminho iniciado.

Em termos teológicos, o papa Francisco não é tão significante quanto foram outros papas. O seu dom está no poder comunicativo, a facilidade que tem de falar coisas que estão no coração das pessoas. Tem também uma grande capacidade de reconhecer os próprios limites e aqueles da Igreja. Isso faz com que seja aberto ao diálogo. De fato, onde vai encontra outras denominações cristãs e também líderes de outras religiões.

Todos esses elementos nos criam tanta esperança e desejamos que as ideias que o Papa Francismo exprime se tornem realidade.