Olá Maurício Canuto da Silva de Osaco - SP!

Devido a apresentação dos 10 mandamentos pela TV Record, surgiram muitas dúvidas nas pessoas que assistem a novela em relação ao texto bíblico. Uma é esta que a filha do Faraó teria acompanhado os hebreus para Canaã, pois na novela assim aparece.

Sabemos que para uma novela sair do papel, e tornar-se um episódio vivido pelos artistas muitos fatos se alteram pela imaginação daquele autor que escreve o roteiro. A base é o fato bíblico, mas muitas vezes modificado para poder ser filmado. Foi isto que aconteceu. A novela é mera ilustração do acontecimento bíblico, nem tudo é como está escrito na Bíblia. Muitas vezes o roteirista que escreve altera alguns fatos e acontecimentos ou mesmo facilita a compreensão.

A filha do Fara acompanhou os Hebreu?

Na verdade nada disto se realizou, a filha do Faraó tornou-se mais adiante Faraó e Hatshepsut foi enterrada no vale das Rainhas em Luxor - Egito. O Templo de Hatshepsut foi projetado pelo arquiteto do reino, Senen-Mut, numa construção monumental que pode ser hoje visitada.

Completando a compreensão:

O texto Bíblico:

 “E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: “Porque das águas o tenho tirado”.(Êxodo: 2, 10)

O nascimento de Moisés (Êxodo 2, 1-10)

No capitulo dois do Êxodo encontramos a narração do nascimento de Moises e como foi salvo das águas pela filha do Faraó. Neste episódio o nome da filha não é citado, mas buscando informações em biografias de Moises, encontramos os nomes das pessoas. O nome da filha do Faraó aparece nesta biografia:

 “E a filha de Faraó (Hatshepsut - mãe adotiva de Moisés) desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou. E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este”.

Mãe adotiva de Moisés: Hatshepsut a filha do Faraó.

Era a quinta governante egípcia da XVIII Dinastia, filha de Tutmosis I e da rainha Ahmose. Hatshepsut casou-se com seu meio-irmão, Tutmosis II. Quando Tutmosis II morreu, em 1479 a.C., seu filho, Tutmosis III, foi nomeado para o trono. Mas Hatshepsut tornou-se regente porque o herdeiro era criança. Os dois governaram juntos até 1473 a.C., quando Hatshepsut declarou-se Faraó. Hatshepsut morreu em 1458 a.C. e foi sepultada em um magnifico mausoléu no vale das Rainhas em Luxor - Egito. O Templo de Hatshepsut foi projetado pelo arquiteto do reino, Senen-Mut. A construção é composta de três terraços, cujas paredes são adornadas com belos relevos. Algumas dessas obras ainda estão conservadas em suas cores originais.