Olá Cássia Galvão Rita de São Bernardo do Campo - SP!

Encontramos a resposta de sua pergunta na história Bíblica do Povo Deus. Suas origens (Hebreus) e o novo nome que este povo recebe (Israel) a partir do episódio da luta de Jacó com Deus, no sonho que teve em Betel.

Em forma resumida coloco alguns pontos para que possas entender a origem dos Hebreus.

 

O significado do nome Hebreus

 O nome Hebreus significa povo do outro lado do rio.

A origem do povo Hebreu e os agrupamentos surgidos no Oriente Médio eram de origem semita e nômade. Os Hebreus iniciaram seu deslocamento em torno do II milênio a.C. Viviam nas cercanias da cidade de Ur, agrupados em clãs tendo como líder um patriarca.

O livro do Gênesis nos relata as origens deste povo. Após descrever o dilúvio sobre a terra, dos sobreviventes aparecem os patriarcas, com seus clãs.

Começa a descrição do patriarca da fé, Abraão, (conforme Gênesis12 ss) que conduziu o povo Hebreu (povo do outro lado do rio) ao país de Canaã, ou Palestina. Este povo conduzido por Abraão, chamados de Hebreus, chegaram a Palestina em torno do século XVIII a. C.

O sucessor de Abraão foi seu filho Isaac.

O sucessor de Isaac foi seu filho Jacó.

 

O porquê do nome Hebreus para Povo de Israel

Jacó conforme descrição Bíblica passa a chamar-se Israel (forte contra Deus), a Bíblia conta a história da luta de Jacó com um anjo enviado por Deus. O local chamado de Betel, significa morada de Deus. (conforme Gênesis 28,10-22)

 

Do nome Israel os descendentes de Jacó passam chamar-se de Israelitas.

 

Imagem do Sonhor de Jacó em Gênesis 28,10.