Olá Alfredo Santos do Rio de Janeiro! Vocè continua assim a reflexão:

A pessoa vai a igreja, participa de tudo, mesmo não tendo conhecimento e clareza da escritura, porém, na hora da ceia, é convidada a não participar. O que é engraçado que o dizimo e oferta, oferecido por essa pessoa é aceito, ao meu ver totalmente contraditório, me explica essa, sem jargão gospel, por favor, que tenha no minimo coerência   no raciocínio. 

Li com atenção sua pergunta e preocupações que diz respeito a ceia do Senhor e de fatos que acontecem nas Igrejas em relação ao dízimo.

Respondi a poucos dias questão semelhante que tratava a questão da Ceia. Na resposta colocava que seria lógico que para receber a ceia a pessoa já tivesse recebido o batismo nas águas, que seria o primeiro passo. Respondi desta forma, pois tinha informações recebidas de pessoas que conhecem o assunto e ainda destaquei um texto bíblico que falava das condições para participar da ceia. Por exemplo. Convidado por um amigo para participar da celebração de um culto com ceia no final, recebi a orientação de como era visitante não poderia receber a ceia. Não me ofendi por este motivo. Nem me considerei descriminado. Afinal não era o meu ambiente. Penso que cada denominação religiosa segue suas orientações e não podemos interferir.

Tens razão no fato de Igrejas terem orientações contraditórias em receberem o dízimo de pessoas que ainda não estão inscritas nela, não terem recebido o batismo nas águas e nem conhecem a palavra de Deus o suficiente. Seria neste caso, uma oferta de dízimo sem consciência clara do gesto que fazem.