A natureza em Israel é muito variada, mesmo se o país tem uma superfície muito pequeno. Essa diversidade se deve ao fato que em Israel existe diferentes realidades geográficas: litoral, montanhas, depressão do Mar Morto, o lago da Galiléia, o deserto...

No litural, la planície costeira que entra até 50 Km para o interior do país, o terreno é muito fértil e com bastante água. Há muita produção agrícula e duas grandes cidades, como Haifa e Tel Aviv.

A região montanhosa, que vai do Líbano até a bahia de Eilat, no sul do país, chega a 1.200 metros de altura (Monte Meron, na Galileia). Nessa região prevale o deserto, terreno pedregoso, com pouca plantação. Israel, hoje, reflorestou vastas áreas (Monte Carmelo, por exemplo e proximidades de Jerusalém), mas são pinheiros e não uma verdadeira floresta.

Podemos incluir também as alturas do Golã entre as regiões montanhosas. O Monte Hermon chega a 2.224 metros e durante muitos meses do ano fica coberto de neve. Aos seus pés nascem as fontes que dão origem ao Rio Jordão. É uma área com bastante plantas, principalmente próximo das fontes.

Um elemento característico é a depressão do Vale do Jordão, que acompanha Israel de Norte a Sul, desde Metula até o Mar Vermelho. Em alguns pontos, a depressão atinge cerca de 400 metros abaixo do nível do mar. No norte do país, essa depressão é caracterizada pela presença do Lago da Galileia, onde entram e saem as águas do Rio Jordão. Há muita vegetação, principalmente às margens do lago. Foi nessa zona onde Jesus passou a maior parte do seu ministério. Mais para o sul existe o Mar Morto, um lago onde a água tem alta densidade de sal e não há vida. É uma região desértica, que caracteriza toda a parte sul de Israel. Entre o Lago da Galileia e o Mar Morto corre o Rio Jordão, que desemboca nas águas salgadas do Mar Morto. A vegetação desse percurso não é tanta, mas trata-se de uma área fértil, onde há várias cultivações agrículas, principalmente na parte da Jordânia. De fato, o rio marca a fronteira entre os dois países.

Em síntese, em Israel não encontramos florestas como aqueles existentes em países tropicais, mas a vegetação é muito rica, caracterizada principalmente por bosques e arbustos baixos. Caucula-se a existência de 2.380 espécies de plantas!