Isso não está escrito na Bíblia, como tantas outras coisas que praticamos como cristãos. É inútil pensar que a Bíblia diz, 'tin tin por tin tin' tudo o que devemos fazer. Somos bastante adultos para saber que isso não é verdade. Às vezes é cômodo resolver os nossos problemas com frases literais, colocar a 'responsabilidade' nas páginas da Bíblia, nos eximindo de qualquer necessidade de decisão. A Bíblia dá os fundamentos, mas a casa construímos nós, com nossos pensamentos, com nossas práticas, com nossa história.

O Batismo no tempo da Bíblia era bem diferente daquele praticado nos nossos dias. Além disso, cada igreja tem suas próprias práticas. Os católicos, por exemplo, costumam batizar as crianças recém nascidas (veja aqui uma resposta sobre esse tema). O que podemos tirar da Bíblia é que nas primeiras comunidades, conforme contado pelos Atos dos Apóstolos, era batizado quem abraçava a fé, depois da admoestação dos discípulos (veja, por exemplo, Pedro com Cornélio, em Atos dos Apóstolos 10).

Penso que se o batismo é dado a uma pessoa adulta, é imprescindível uma adequada formação na fé. Se, invés, é dada a uma criança que não tem capacidade de entender, os pais precisam ser orientados da missão que têm em transmitir ao filho o mistério da fé.