Olá Pastor Willes!

Morei seis anos em Jerusalém, justamente, no lugar que tem início o caminho da cruz. Capela da Condenação, capela da Flagelação de Jesus. Ali existe uma Escola Bíblica onde morei seis anos. Assim este caminho fazia varias vezes por semana e na sexta feira às 15 Hs com os freis franciscanos, seguiamos o caminho da cruz, com a via sacra com os peregrinos que estavam em Jerusalém.
O trajeto não é longo: Na minha compreensão 500-600 metros.

Para esta pergunta temos duas respostas! Infelizmente é assim.

Morei seis anos em Jerusalém, justamente, no lugar que tem início o caminho da cruz. Capela da Condenação, capela da Flagelação de jesus. Ali existe uma Escola Biblica dos franciscanos onde morei seis anos. Assim este caminho fazia varias vezes por semana e na sexta feira às 15 Hs com os freis franciscanos, seguiamos o caminho da cruz, com a via sacra com os peregrinos que estavam em Jerusalém.

O trajeto não é longo são 500 - 600 metros (distância calculada e aceita pelos católicos, e ratificada pelos franciscanos que vivem no local)

De acordo com as crenças cristãs, a via-crucis (ou via-sacra) é o caminho que Jesus percorreu com a cruz, desde o local onde foi condenado à morte até onde foi crucificado. O trajeto de cerca de 600 metros é marcado por 14 estações e cada uma representa um acontecimento, como as suas três quedas, o encontro com sua mãe e o momento em que tiram suas vestes para crucificá-lo.

Buscando a verdade sobre o trajeto que percorreu Jesus com a cruz.

Na atualidade se torna praticamente impossível estabelecer um trajeto preciso, por onde passou Jesus com a cruz até o monte Calvário. O traçado atual não se assemelha as ruas da época da ocupação Romana de Jerusalém com o nome de Aelia Capitolina. A cidade atual de Jerusalém esta acima do antigo traçado da cidade e sem uma escavação arqueológica detalhada não conseguiremos chegar a Jerusalém do tempo de Jesus. (primeira metade do século I d.C.). E tem mais se este trabalho fosse realizado ainda permanecerão muitas dúvidas e questões. Citamos algumas:

- De onde saiu Jesus com a Cruz a caminho do Calvário? (Não existe um consenso comum entre os estudiosos).

Uma interpretação segunda a tradição católica:

Os franciscanos que marcam presença em Jerusalém desde 1300, estabeleceram um roteiro deste caminho de Jesus que tem uma distância de 500 a 600 metros. Este caminho hoje segue o traçado das ruas da cidade antiga de Jerusalém, portanto esta vários metros acima das ruas da Jerusalém do tempo de Jesus. A caminhada de Jesus tem início na saída do Pretório que localizado ao lado da Mesquita de Omar, no Pátio da Escola para a Comunidade Árabe da cidade velha de Jerusalém. Segue o caminho descendo pela chamada via dolorosa até encontrar a rua que dá para a porta de Damasco. (Neste ponto se pode visualizar, as pedras romanas do calçamento da via que por ai passava).  A partir deste ponto se sobe por ruas estreitas, até o Calvário.

Uma interpretação segunda a tradição protestante:

Para tradição protestante do lugar da crucificação de Jesus localizar-se no Jardim do Horto, a distância aumentará em mais 500 metros até o local. Assim a distância até o lugar da crucificação passaria a 1.100 metros. O túmulo do Jardim segundo alguns estudiosos ingleses é o autêntico lugar do sepulcro, que não é o mesmo que os católicos assinalam o santo sepulcro. Os ingleses atestam este lugar se baseando nos evangelhos:

“41Havia um Jardim, no lugar onde fora crucificado e no jardim um sepulcro novo, no qual ninguém fora ainda colocado”. (João 19,41) Bíblia de Jerusalém.

Este local foi apelidado de Caveira de Gordon, chamado por causa do general inglês Gordon, o herói de Kartum, que tratou de provar a autenticidade do local. Um dos principais argumentos dos estudiosos é que este local estava fora dos muros da cidade e os judeus não tinham sepultura dentro da cidade, por causa da pureza do local. O local em que os católicos consideram o sepulcro estava dentro da cidade.

Penso que assim pelo menos terás uma resposta quanto à distância, sem nos atermos em dúvidas e dificuldades insolúveis, que nos desviarão do que é verdadeiro. Conhecer a Jesus e sua palavra.

 

Imagem do caminho da Via Sacra