Olá Maria José Silvério de Assis de jui de Fora / MG!

Embora José seja um personagem discreto na narração Bíblica do Novo Testamento, encontramos varias passagens bíblicas que citam seu nome ou nos dão outras informações. Poderíamos ainda citar os livros apócrifos, que falam bastante de José.

Entretanto para responder sua pergunta vamos nos deter somente nos escritos oficiais que estão no Novo Testamento.

As citações bíblicas de José encontradas no Novo Testamento:

José o carpinteiro:

José era carpinteiro, mas também se dedicava a agricultura, um trabalhador, tanto que, em Nazaré, os fariseus falavam de Jesus e perguntavam:

"Não é este o filho do carpinteiro?" (Mateus 13,55). Bíblia de Jerusalém

José era da  descendência de Davi

José veio de uma linhagem real. Lucas e Mateus discordam um pouco em relação aos detalhes da genealogia de José, mas eles falam de sua descendência a partir de Davi, (Mateus 1,1-16 e Lucas 3,23-38) Bíblia de Jerusalém.

“Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão:...16 Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo. (Mateus 1,1-16) Bíblia de Jerusalém.

A gravidez de Maria

Quando José soube que Maria estava grávida após estarem para se casar, sabendo que a criança não era dele e desconhecia, ele planejou separar-se de Maria de acordo com a lei, mas temeu pela segurança e o sofrimento dela e do bebê. Ele sabia que mulheres acusadas de adultério poderiam ser apedrejadas até a morte, então ele decidiu deixá-la silenciosamente e não expor Maria a vergonha. (Mateus 1,19-25) Bíblia de Jerusalém. Era homem de fé, obediente a Deus. Quando o anjo apareceu a José em um sonho e contou-lhe a verdade sobre a criança que Maria estava carregando, José imediatamente e sem questionar, tomou-a como esposa.

A oferta dos pobres e circuncisão de Jesus

Ele não possuía posses e quando levou Jesus ao Templo para ser circuncidado e Maria para ser purificada ofereceu o sacrifício dos pobres, isto é, um par de rolas ou dois pombinhos, permitido apenas àqueles que não tinham condições de comprar um cordeiro (Lucas 2,24) Bíblia de Jerusalém.

O nascimento de Jesus.

4 “Também José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia para a Judéia, à cidade de David chamada Belém, por ser da casa e da família de Davi” (Lucas 2,4) Bíblia de Jerusalém

16 “Foram então as pressas e encontraram Maria, José e o recém nascido deitado em uma manjedoura”. (Lucas 2,16) Bíblia de Jerusalém.

A fuga para o Egito

Quando o anjo reapareceu para dizer-lhe que sua família estava em perigo, ele escapou para um país estranho, o Egito, com sua jovem esposa e o bebê. Ele aguardou no Egito sem questionar até que o anjo disse a ele que já era seguro retornar (Mateus 2,13-23) Bíblia de Jerusalém.

Volta para Nazaré e perca de Jesus no Templo

Por ocasião de seu retorno fixou residência na pequena cidade de Nazaré sem temer por sua vida. Quando Jesus ficou perdido no Templo, José (junto com Maria) procurou por ele com grande ansiedade por três dias (Lucas 2,48). Bíblia de Jerusalém.

“...olha teu pai e eu, aflitos te procurávamos” (Lucas 2,48)  Bíblia de Jerusalém

Na sinagoga de Nazaré.

As pessoas de Nazaré constantemente repetiam a frase em relação a Jesus,

"Não é este o filho de José?" (Lucas 4,22) Bíblia de Jerusalém.

As festas judaicas em Jerusalém

Ele levava sua família a Jerusalém todo ano para a Páscoa e outras festas de preceito, algo que não era fácil para um trabalhador. (Lc 2, 41) Bíblia de Jerusalém.

Na vida pública de Jesus.

A última menção feita a José na Bíblia é quando ele procura por Jesus no Templo de Jerusalém. Depois deste acontecimento José desaparece do cenário da narrativa bíblica. Durante a vida pública de Jesus não encontram mais nenhuma citação, nem nas narrativas da morte e ressurreição de Jesus. Aqui entra a constatação feita por muitos estudiosos da Bíblia. Provavelmente José havia morrido antes que Jesus iniciasse sua vida pública. Seguindo estas considerações dos Biblista Jesus teria 30 anos de idade. Seria uma das hipóteses quanto à pergunta que é feita.

Imagem de José e Jesus na carpintaria de Nazaré