Olá José Benedito de Freitas de São Paulo / SP!

A história de Tiago chamado menor é complicada pois encontramos outros seguidores de Jesus, apóstolos que se chamavam Tiago. Vamos expor aquilo que já trabalhamos para a compreensão desta personagem do Novo Tesamento e outras pesquisasrelacionadas com o Tema

Tiago (o Menor, também conhecido por Santiago)

No Evangelho de Mateus encontramos a listas dos 12 discípulos de Jesus: Simão (que foi chamado de Pedro) e seu irmão André, Tiago e seu irmão João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago, Tadeu, Simão Cananeu e Judas Iscariotes.

Tiago, o Santiago menor e considerado o filho de Alfeu, também conhecido como um irmão do Apóstolo Judas e filho de Maria, esposa de Cléofas. Foi o primeiro bispo de Jerusalém (anos 42 a 62 d.C.) Tiago é considerado o que escreveu a epístola de São Tiago, uma das 21 Epístolas do Novo Testamento. Na abertura da carta de Tiago encontramos em:

“Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão: saudações.” (Tiago 1,1) Bíblia de Jerusalém

Encontramos o nome de Tiago nos Evangelhos e nos Atos: Mt 10, 3; Mc 3, 18; Lc 6, 15; At 1, 13.

Tiago menor na literatura judaica:

Flávio Josefo em Antiguidades Judaicas narra que Tiago tomou para si o encargo de dirigir a Igreja de Jerusalém após a partida de Pedro e que participou ativamente do primeiro Concílio da Igreja, que tratava da questão da circuncisão e da pregação do evangelho para os pagãos.

A morte de Tiago menor.

O Rei Herodes Agripa no ano 42d.C.  mandou prendê-lo, decapitá-lo e atirar os seus restos aos cães. Atanásio e Teodoro, seus discípulos, segundo a lenda levaram seus ossos para Espanha. Navegando sete dias chegaram às costas galegas de Iria Flávia, perto da atual vila de Padrón e Tiago foi enterrado em Libredunnum em 44 d.C. Com o temo e as invasões, a presença dos muçulmanos na península seu túmulo foi esquecido .

Imagem de Tiago Menor.