O capítulo 6 de Josué conta a conquista da cidade de Jericó pelos isarelitas, depois da lunga caminhada pelo deserto, guiados por Moisés, tendo fugido da escravidão do Egito.

Jericó, vindo da região deserta do oriente, é a primeira cidade que se encontra, atraversando o Rio Jordão. É uma cidade verde, no meio de terras muito áridas. É a terra prometida, para quem estava acostumado com o deserto.

A conquista dessa cidade, para o povo israelita, significa a realização da promessa feita a Moisés, de liberar o povo e conduzi-lo à Terra Prometida.

A narração dessa conquista é marcada pelo número 7:

  • 7 dias de cerco da ciade
  • 7 sacerdotes diante da procissão
  • 7 trombetas de chifre de carneiro levadas diante da arca
  • Sétimo dia de cerco a cidade é rodeada 7 vezes

Sabemos que quando se usa números na Bíblia, o que está mais evidente não são elementos históricos, mas a vontade de transmitir uma mensagem. Isso acontece principalmente com certos números, como o 7 e o 40, por exemplo.

 

Simbologia do número 7

Cada elemento simbólico tem uma gama de significados que não se esvazia nunca, nem mesmo através de uma explicação exaustiva. O número 7 pode significar várias coisas: totalidade, realização e perfeição. É por isso que se faz muito uso dele nos textos bíblicos: Deus cria tudo em 7 dias e no sétimo dia repousa, tornando-se assim modelo para o repouso sabático e também par ao ano sabático e para os jubileus (7 grupos de 7 anos). Há também várias outras ações rituais ligadas ao número sete: o holocausto de 7 cordeiros (Números 28,11), o leproso que precisava ser aspergido 7 vezes (Levíticos 14,7), Naamã que se emergiu 7 vezes no Jordão (2Reis 5,10), o candelabro de 7 braços, etc. Outras narrações bíblicas exploram o significado desse  número: o caso proposto a Jesus dos 7 irmãos que tinham se casado com a mesma esposa, o servo de Elias que vai procurar a chuva por 7 vezes, o Salmista que louvava o Senhor 7 vezes ao dia, as 7 palavras de Jesus, os 7 diáconos de Atos dos Apóstolos, as 7 igrejas do Apocalipse...

No caso específico da conquista de Jericó, o uso do número 7 pode significar a realização da promessa e também evocar uma nova criação, uma vida nova na Terra Prometida.