Uma janela sobre o mundo bíblico

Porque se sabe exatamente o dia que Jesus nasceu (25 de dezembro) e não se sabe o dia exato que ele morreu e ressuscitou?



  • Pergunta de ilton antonio hannauer, São Pedro da Serra / RS
  • 1947
  • 11/01/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Natal | Jesus |


Olá  Ilton Antônio Hannauer São Pedro da Serra / RS!

A questão dos calendários segue as diversas tradições dos povos. Que conforme a cultura vivida pela população estabelece seus calendários com datas significativas para a determinação do ano e datas importantes.

Nós ocidentais seguimos o calendário cristão, isto é tem como ponto de início o nascimento de Jesus Cristo. Mas tem outros povos e culturas com outros calendários: Calendário Judaico, Calendário Chinês, Calendário Muçulmano etc.

Quanto a sua pergunta: De fato a primeira vista parece que existem contradições.  O que aconteceu ao longo da história foi o aperfeiçoamento do calendário. Nós ocidentais passamos a utilizar o calendário solar, depois que a ciência provou que a terra segue o ciclo solar e não lunar.

A história do dia 25 de dezembro para o nascimento de Jesus já conhecemos.

Foi uma data escolhida pelo papa Julio 1, pois quando o cristianismo foi declarado como religião oficial do Império Romano a data de comemoração do nascimento do deus sol: "Natalis Solis Invicti" foi oficializada, como do nascimento de Jesus.  No entanto sabemos que Jesus nasceu 6 anos antes durante as festas das cabanas, conhecida como as festa dos Tabernáculos conforme o escrito de João.

A Páscoa, a festa dos Tabernáculos e todas as outras festas judaicas sempre são comemoradas no mesmo dia porque a base do calendário não é o solar (gregoriano) que usamos, e sim um calendário lunar seguindo as fases da lua.

Assim podemos entender o porque a cada ano a Festa da Páscoa cai em data diferente, isto acontece pois é seguido o calendário judaico das fases da lua (4 fases – 28 dias é o mês)  

 

 

 

1947 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook