Olá Ademir Silva de Rio Verde / GO!

A pouco tempo respondi pergunta semelhante: pelo nome da mulher curvada há 18 anos?

Respondo novamente a pergunta em forma resumida:

Quem era esta mulher curvada que foi curada por Jesus?

Jesus realiza um milagre de cura. Conforme a narrativa de Lucas é uma mulher anônima, uma mulher passiva, esta sofrendo da enfermidade, está imóvel. Esta mulher esta carregando em seus ombros o peso da marginalização, era uma excluída, não podia se endireitar, não podia olhar para as pessoas cara a cara e mostrar-se como verdadeiramente era.

Porque alguns escritos falam que seu nome é Miriam?

Encontramos em alguns escritos não oficiais, (ainda não consegui material escrito para citar), que colocam o nome da mulher como sendo Miriam.

O segundo episódio da TV Record, Os milagres de Jesus, “A mulher encurvada”, trata esta mulher como Miriam. Mas sabemos que o texto evangélico não trás o nome da mulher.

Reedição nos Milagres de Jesus na TV Record, depois do sucesso em audiência em 2014.

Tive o trabalho como biblista ler os roteiros dos 18 episódios que a TV Record apresentou no ano passado com reprise neste ano.. Os autores para atrair o interesse dos tele-espectadores, criou em torno de cada milagre uma história dos personagens, que não estão nos evangelhos, mas o episódio termina com o milagre de Jesus que acontece na figura principal do episódio.

Em poucas palavras o episódio da mulher encurvada da série "Milagres de Jesus", conta a história de Miriam, uma mulher que sofria da coluna e encontrara diversos obstáculos na vida. A série ilustrar um drama vivido pela personagem.

No episódio a serva de Naor (Marcello Escorel), interpretada por Roberta Gualda - sofria constantes assédios do patrão, depois que seu pai, Avigdor (Plínio Soares) faleceu.

No episódio, Miriam vive uma história de amor com Gabriel (Thierry Figueira), porém este é expulso das terras de Naor, o qual insiste em ter sua serva para ele. Desesperada, Miriam foge e vaga sozinha pelas ruas de Cafarnaum.

O trabalho pesado como serva de Naor, e depois da fuga - prejudicou seriamente o corpo de Miriam, que foi ficando cada vez mais "curva". No final ela encontra Jesus que lhe devolve a vida física e espiritual.

Nesta reconstrução livre do episódio “a mulher encurvada” é possível dar a mulher um nome. O roteirista que escreveu o episódio, a chamou de Miriam, mas o texto evangélico omite.