Olá Charles Gimenez de São Paulo !

Depois de consultar a Bíblia e a geografia Bíblica, coloco o que eu encontrei e julgo sensato, quanto a distância até Querite e depois Sarepta. Percorrer esta distância hoje, segue outros itinerários, existe fronteira entre Líbano e Israel, e outros percalços. Mas podemos dizer que seja em torno de 200 km percorridos por Elias, entre a Samaria até o riacho Querite e depois uma viagem mais longa até o território da Fenícia, a cidade de Sarepta, distante 15 Km de Tiro e Sidon.

O ribeiro de Querite? Onde fica? E o que significa?

O ribeiro de Querite é um riacho que nasce nos montes de Efraim e, percorre na região da Alta Galiléia e deságua no rio Jordão. Esta região se chama de  Transjordânia, mais precisamente ao oriente desta região, a leste do rio Jordão (1 Rs 17,3). Seu nome “Querite” deriva do verbo hebraico “Cha-Vath” que significa “Cortar, colocar no tamanho certo”.

Elias permanece as margens deste riacho pouco tempo, assim que suas águas desaparecem com o verão ele se transfere para o território da Fenícia

Onde se localiza a cidade de Sarepta?

Nos Mapas Bíblicos que  geografia apresenta temos a informação que Sarepta era uma pequena localidade não distante de Sidon acerca de 15 Kms, também ela é “conhecida como Zarefate em algumas versões Bíblicas e como Sarepta no Novo Testamento (Lc 4.26), situada na terra natal de Jezabel (1 Rs 16,31).

O nome “Sarepta” significa em hebraico “lugar de fundição”. Com certeza, o Senhor ao conduzir Elias para o ‘lugar de fundição’ tinha o propósito de prepará-lo para seu grande desafio, mas também fundir (derreter) a vã e velha fé daquela viúva nos deuses pagãos para uma fé viva e eficaz no único e verdadeiro Deus o Deus de Elias. 

Imagem do itinerário de Elias - Querite até Sarepta