Olá Josué de Rancharia / SP!

O exército Romano conquistou a Palestina no ano de 64 a.C. Esta região foi conquista por Pompeu, general Romano, que aproveitando o enfraquecimento do Império Grego, inflige uma derrota a Medeidates Eupata, rei do Ponto (Ásia Menor) criando a Província da Síria e anexando-a ao Império Romano. Ainda no ano de 64 a. C. a cidade de Jerusalém é conquistada por Pompeu, e a Palestina se torna província Romana. A partir deste momento são os romanos que decidem quem iria governar está região, colocando como critério principal a fidelidade a Roma.

No evangelho de Lucas encontramos a descrição da Palestina no tempo de Jesus:

“3, 1 No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia, Herodes tetrarca da Galiléia, seu irmão Filipe tetrarca da região da Ituréia e de Traconites, e Lisânias tetrarca de Abilene, 2 sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto. 3 E ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão de pecados” (Lucas 3,1s) Biblia Almeida

Um procurador só deveria interferir, com o contingente militar a sua disposição quando estivesse em perigo à ordem pública ou o domínio Romano, entretanto o exercício do seu poder limitava muito as funções do Sinédrio em especial na cidade de Jerusalém. Existia entre os Romanos e o Sinédrio, lideranças judaicas, um acordo tático de mutuo respeito. O Império deixava o funcionamento do serviço religioso no Templo de Jerusalém desde que fosse mantida a ordem e os impostos aos Romanos pagos.

Consulta:

CASONATTO, ODALBERTO D., Como ler o novo Testamento, Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo/RS, uso interno, 1996, pág. 13.

VÁRIOS, Bíblia: Deus conosco, Diocese de Joinvile, editora Vozes Petrópolis, 1989, pág.244.

BALANCIN, E, História do Povo de Deus, Paulinas São Paulo, 1989, pág. 130.

 

Imgem: Mapa da Palestina do tempo de Jesus sob dominação do Império Romano.