Na Bíblia, apenas os Evangelhos de Mateus e Lucas falam do nascimento de Jesus, em Belém. Mateus sublinha a visita dos "magos" do Oriente, dizendo que Jesus nasceu no tempo do rei Herodes (Mateus 2,1-12). Lucas, invés, dá mais detalhes: Jesus nasceu por ocasião de um edito de César Augusto, quando Quirino era governador da Síria; quando nasceu foi colocado numa manjedoura, "porque não havia um lugar na sala" (Lucas 2,1-7).

São simplesmente essas as informações bíblicas sobre o nascimento de Cristo. Como se vê, não se fala de 25 de dezembro nem do ano.

 

Por que 25 de dezembro?

A escolha desse dia para celebrar o natal tem sua base em tradições que existiam no tempo do Império Romano, particularmente na celebração da festa chamada Dies Natalis Solis Invicti (dia do nascimento do Sol Invencível). O Sol sempre foi um elemento divinizado,nas diversas culturas. Também em Roma isso aconteceu. E se introduziu uma festa para celebrar o seu nascimento. Essa data era provavelmente dia 25 de dezembro.

A escolha dessa data tem uma explicação astronômica. No Hemisfério Norte, o período de dezembro corresponde ao período de junho no Hemisfério Sul, o período quando os dias são menores. O solstício de inverno acontece dia 21 de dezembro: é o dia com menos luz, em que o sol está mais distante da terra e parece "perder" na batalha contra as trevas. Todavia, nos dias seguintes se vê que isso não acontece, mas, ao contrário, os dias começam a aumentar. E isso é evidente a partir de 3 ou 4 dias depois do solstício, quando a escuridão da noite começa a diminuir até o solstício de verão, em junho (no Hemisfério Norte), quando temos o dia mais comprido do ano. Por isso em muitas culturas esses dias de solstício do inverno é um período de festas importantes, onde se sublinha a vitória da luz sobre as trevas.

Essa tradição se tornou muito forte no Império Romano a partir do III século depois de Cristo. Também o Imperador Constantino, que viveu no IV século, adorava esse Deus, o Sol Invencível, chegando inclusive a colocar uma sua imagem na moeda oficial do Imperador.

Com Constantino, o cristianimso se tornou a religião oficial do Império Romano. A transposição da festa do "sol invencível" para a celebração do nascimento de Cristo teve a estrada aberta e assim se criou a tradição de celebrar o nascimento de Cristo, luz do mundo, no dia 25 de dezembro.

 

Ano do nascimento de Cristo

Na cultura popular, graças à obra de Dionísio, o nascimento de Jesus é o marco histórico que determina a contagem dos anos: temos o período "antes de Cristo" e "depois de Cristo". Portanto o nascimento de Cristo é o centro da história, o ano zero.

Todavia, hoje está claro que os cálculos do monge Dionísio não foram exatos. No período que esse cálculo foi feito, as datas eram determinadas pelo ano da fundação de Roma, que teria contecido no ano 0. Dionísio calculou que quando Jesus nasceu era o ano 753 da fundação de Roma. Só mais tarde se descobriu que Herodes, aquele que provocou a morte dos inocentes, querendo matar Jesus, morreu antes dessa data, isto é, no ano 749 da fundação de Roma, isto é, 3/4 anos antes da data estabelecida por Dionísio como nascimento de Cristo. Obviamente, se Herodes era contemporâneo de Cristo, não podia ter morrido antes que ele nascesse. Por isso se retém que há um erro de 4/5 anos dos cálculos dos anos e que Cristo, na verdade, teria nascido por volta do ano 5 antes da data convencional.