Olá Marciano Onelio de Oliveira /MG!

O texto de Marcos 11,13-14, assim se apresenta:

“13Ao ver, à distância, uma figueira coberta de folhagem, foi ver se acharia algum fruto. Mas nada encontrou senão folhas, pois não era tempo de figos. 14 Dirigindo-se à arvore disse: Ninguém jamais coma do teu fruto.” (Marcos 11,13-14) Bíblia de Jerusalém.

O episódio de Marcos mostra o espanto do leitor, os críticos do evangelho ficam sem argumentos e os exegetas não encontram palavras para comentar o acontecido. Os discípulos que caminhavam com Jesus e queriam também saciar a fome estavam impressionados, Pedro estava mudo e sem palavras, e com mais o acréscimo do evangelista Marcos que cita que não era tempo de figos os discípulos nada entendiam.

O que seria esta maldição de Jesus a figueira.

Tudo fica mais fácil se interpretarmos a figueira como o sistema do Templo de Jerusalém, que não respondia mais as propostas divinas, com seus sacrifícios, prescrições, festas anuais, e separação de pessoas entre puros e impuros.

Esta maldição de Jesus que faz a figueira secar, esta profetizando que Jerusalém será castigada o castigo atingirá toda a nação escolhida por Deus.

Marcos compara o sistema do Templo a figueira com exuberante folhagem verde, mas que não produzia mais frutos era estéril. O Judaísmo da epoca de Jesus, com o esplendor de Templo, de seus Cultos, com praticas religiosas feitas na perfeição, desejando ardentemente a chegada do Messias esta prevendo uma safra superabundante de frutos, que seria o amor a Deus, o fazer sua vontade e abertos a salvação do Messias .

Mas o que Jesus encontrou, foi a oposição dura de seu chefes, negando sua doutrina, culminando mais adiante com sua morte.

A maldição da figueira feita por Jesus nos fala em uma grande ameaça: Deus não suporta está situação, Ele vai ferir o povo eleito, com uma punição severa, pois seu povo não correpondia mais a seus designos, estava estéril.