Olá Webert Jales de Vespasiano / MG

A história de José que encontramos no livro do Gênesis e uma das mais belas histórias Bíblicas, podemos considerar um novela que se desenvolve em vários episódios.

Respondendo a pergunta, tiramos as respostas do livro do Gênesis que conta-nos está bela história.

A primeira Túnica de José.

No livro do Gênesis encontramos o relato na passagem de 37,3.

“Israel amava mais a José do que todos os seus filhos, porque ele era o filho de sua velhice, e mandou fazer-lhe uma túnica adornada” (Gênesis 37,) Bíblia de Jerusalém.

Esta túnica foi doada pelo seu pai Jacó. Esta túnica era muito linda de muitas cores; mas que não durou muito pela inveja e ódio de seus irmãos, que na tentativa de matá-lo devolveram a bela túnica ensanguentada ao seu Pai Jacó, que chorou amargamente (Gn 37,23). Portanto as vestes de José tinham um significado simbólico. Exprimiam o amor de Jacó  seu Pai por José, e fez uma bela túnica de várias cores.

 

 

A Segunda túnica de José

José já se encontrava no Egito trabalhando na casa de Putifar e a segunda túnica foi dada pelo seu patrão Putifar. Esta túnica era usada pelo mordomo principal da casa. Sabemos o desfecho da história em que José novamente perde a túnica que cai na mão da mulher de Putifar em sua investida pecadora. Perde a túnica, mas não perde a pureza e a integridade (Gn 39,12-18).

“A mulher o agarrou pela roupa, dizendo:”Dorme comigo!” Mas ele deixou a roupa em suas mãos, saiu e fugiu”. (Gênesis 39,12) Bíblia de Jerusalém

 

Terceira túnica de José

Esta túnica José recebeu do Faraó do Egito. Esta túnica recebida era a túnica que o constituía governador do Egito, esta túnica José nunca mais perdeu. (Gn 41.42-43).

“e o Faraó tirou o anel de sua mão e o colocou na mão de José, e o revestiu com vestes de linho e lhe pôs no pescoço o colar de ouro” (Gênesis 41,42) Bíblia de Jerusalém.

Imagem:

Roupas masculinas nos templos bíblicos do Antigo Testamento.

Esquerda para direita: trabalhador com a túnica enrolada.

No cinto; homem usando manto de lã grossa sobre a túnica;

Homem rico com manto franjado e colorido.