Olá Antônio Jamilton Ribeiro Pereira de Salvador!

Bom, para responder de forma simplificada, a Judéia de hoje se encontra no território pertencente a Israel, e parte pertence à Palestina. Seria a região que esta em torno a Jerusalém. Portanto Jerusalém esta em território de Israel e logo ao lado Belém já esta em território Palestino separado por um controverso muro que corta o território e fortes barreiras policiais.

No Antigo Testamento:

Este território  a Judéia formava o chamado Reino de Judá.

Após Salomão houve a divisão do território de Israel pela doze tribos, e a única que ficou fiel à casa de Davi foi à tribo de Judá. Assim territorialmente passou existir o Reino de Judá, ao sul incluindo Jerusalém, (a Judéia da pergunta) e o Reino do norte que passou a se chamar Reino de Israel.

Este reino do Sul chamado Reino de Judá passa a chamar-se Judéia na época Romana. E Herodes o grande governava praticamente todo o território que pertenceu a Israel durante o reinado de Davi, com as seguintes nomes de províncias Romanas:

1 – Judéia -  o Sul

2 – Samaria – ao Centro

5 – Galiléia ao norte

A partir do ano 44 d.C. a Galiléia no norte começa a fazer parte do território da Judéia e começa a se chamar este território da Palestina.

Nota: A Palestina do tempo de Jesus como já sabemos foi um território de passagem das grandes civilizações, e por estes impérios, Egito, Babilônia, Pérsia, Assíria, Grécia, Roma pertenceram e foram conquistados. O nome e a divisão do território são complexos e não se memoriza na primeira leitura.

Bom estudo e confirma e localize a Judéia no Mapa da Palestina do tempo de Jesus que vai te ajudar.

Consulta:

PICCIRILLO, MICHELE, Ceni di Geografia Bíblica, polígrafo de uso em aula Faculdade de Arqueologia e Bíblia de Jerusalém, 1982, pág. 31 ss.

 

Imagem: Mapa da Palestina no Tempo de Jesus