Olá Marcelo Ferreira dos Santos de São Paulo!

A resposta vem através da compreensão de Jesus Cristo como filho de Deus. Com Jesus e o início de seu Reino, não existe necessidade de um Templo igual ou semelhante ao de Salomão para ser o lugar da presença de Deus. A compreensão de Templo passa ser outra.

Jesus mesmo diz, onde dois ou três estiverem reunidos em oração em meu nome, eu estarei no meio deles. Com isto, o lugar para a presença de Deus não está mais determinado para Jerusalém, como o único lugar onde deva existir o Templo de Deus.

Jesus é o perdão dos pecados, ele perdoou a humanidade morrendo na cruz como sacrifício perfeito pelos pecados da humanidade, não existe mais necessidade de termos um Templo onde se ofereça sacrifícios para Deus para que os pecados sejam perdoados, ou o lugar de recebermos a purificação com a aspersão do sangue das vítimas.

Todos serão filhos de Deus, receberão o batismo, homens mulheres, pretos, amarelos de todas as raças, basta que creiam em Jesus. O Batismo nos torna membros do povo de Deus.

A circuncisão, como sinal da pertença ao povo de Deus, não é privilégio dos homens, que iam ao templo para este ritual sagrado. Com Jesus todos podem pertencem ao povo de Deus. O sinal desta pertença é outro, não é um sinal externo a “circuncisão”, mas vem de dentro do ser humano a sua fé em Cristo

O sacerdócio não é privilégio de uma tribo, a tribo de Levi, mas pelo batismo todos nos participamos do sacerdócio de Cristo. Somos chamados a participar desta ação transformadora. O anuncio passa ser compromisso de todos.

Penso que para os seguidores de Cristo, não importa mais o Templo de Salomão, o lugar onde esta, se é Jerusalém, o que ele representa se pode ser copiado ou não. O que vale que somos criaturas divinas templos de Deus, importantes para Deus.

 

Nota:

Basta dizer que o lugar do Templo em Jerusalém depois da destruição em 70 d.C, por Tito e a X legião Romana Fretense, não foi mais preocupação para os cristãos. Constantino, Imperador Romano que se tornará cristão apedido de sua mãe construiu no lugar da Ressurreição de Jesus (500 metros distantes do Templo de Jerusalém)  a Igreja mais bela do Império Romano. Pois como diz o apóstolo Paulo, sem a ressurreição é vã a nossa fé. O lugar do Templo foi abandonado até a invasão dos árabes, que ocuparam o lugar e construíram a mesquita de Omar, como lembrança de que Omar rezou voltado para Meca, sua oração diária.

No lugar do templo de Salomão está hoje construída uma bela Mesquita chamada de Omar, pertencente ao Islamismo. Reconstruir o Templo de Salomão (lugar sagrado do Judaísmo) neste mesmo lugar como os Judeus ortodoxos se propõem, é muito temerário em uma cidade que é um barril de pólvora. Só quem viver no futuro saberá.

Concluindo:

O que o Papa Paulo VI propôs para a cidade de Jerusalém em sua visita, uma cidade internacional pertencente a três religiões: Judaísmo, Islamismo, Cristianismo, penso que seria uma solução. Mas com a maneira de pensar dos chefes árabes e Judeus , com respeito a Jerusalém exigirá muito tempo para que esta realidade aconteça. A não ser que o imponderável aconteça, como foi em Berlim a queda de seu muro de uma hora para outra.

Fotos: Vista da cidade antiga de Jerusalém.  No horizonte o Monte das Oliveiras mais abaixo a Mesquita de Omar e a Igreja da Ressurreição. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Cúpula da Rocha ou Mesquita de Omar, Jerusalém, Israel. Local exato do Templo de Salomão destruido em 70 d.C. pelo exercito Romano.