Fé e Razão: a cura milagrosa na Renovação Carismática é o mais novo livro de Celso Kallarrari. No livro, bênção, graça e cura fecham o círculo da fortuna e/ou da desgraça, às vezes, alcançando os desejos, outras protegendo contra o infortúnio de invejas, rancores, desavenças entre parentes e amigos, desafetos, mas tudo sob a égide do regime moral do milagre. Decorre daí a reordenação existencial por meio do bem alcançado, isto é: a saúde. Milagre, grança e bênção concedidos, ora pelos recursos normais ao alcance da medicina, ora pela irrupção explícita do sagrado. 

A partir de um olhar clínico sobre a relação entre medicina e religião ao longo da história, o livro faz uma análise cuidadosa da atuação da Renovação Carismática Católica e o restabelecimento do diálogo entre fé e razão, vistas antes como opostas. O autor explica porque esses conceitos não se contrapõem nem se excluem, mas complementam-se.

O milagre não exclui os meios técnico-racionais da medicina, pois esses, na reinterpretação do devoto: "foram acionados por Deus no momento certo". O  milagre será a evidência da salvação, do livramento total do sofrimento, da presença divina e da atualidade do Sagrado na Igreja. Enfim, a salvação do doente, realizado no catolicismo, será a razão que o fideliza à Igreja e o afasta do mal que está a espreitar o mundo. Nessa direção, nas páginas deste livro, compreender-se-á o porquê de fé-razão e de medicina-religião não se contraporem, nem se excluírem, antes bem, complementarem-se e, até, reclamarem-se mutuamente.    

Como comprar: Editora Ideias e Letras