Olá Ewerthon da Silva Oliveira de Duque de Caxias / RJ!

Falar do Templo na Bíblia é lembrar o Templo de Jerusalém. Encontramos muitas passagens que se referem a ele. Desde a construção do primeiro Templo chamado de Salomão, no monte Moriá em Jerusalém no mesmo lugar do sacrifício de Abraão e que Deus provando Abraão pede o sacrifício do seu filho único Isaac, sendo após isto substituído por um cordeiro que estava preso em um arbusto. Posteriormente na invasão de Nabucodonor foi destruído. Reconstruído novamente na época de Esdras e Neemias, purificado na época dos Macabeus, ampliado por Herodes o Grande, destruindo posteriormente pelo Romanos, o general Tito e a X legião Romana Fretense e hoje em seu lugar esta localizado um dos santuário do Islamismo, a Mesquita de Omar. Mas mesmo assim os judeus ortodoxos sonham com a construção do terceiro templo no mesmo lugar, no monte Moriá em Jerusalém.

Foto do Vale do Cedro e o pináculo do Templo de Jerusalém.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Primeiro Templo – O Templo de Salomão – 960 a. C.

Coube a Davi a conquista de Jerusalém dos Jebuseus e o estabelecimento da capital do Reino. Junto trouxeram a Arca da Aliança, como presença de Deus no meio do Povo (conf. Sam 6, 1-23.), Davi pensou construir um Templo para a morada de Deus(cf. 2 Sm 7, 1-7 e também 1 Cr 22, 1-19; 28, 1-21; e 29, 1-9), assim Jerusalém seria um  centro religioso de Israel. Mas foi o filho Salomão que começou está obra grandiosa o Templo no quarto ano do seu reinado, e consagrou-o no décimo primeiro (cf. 1 Rs 6, 37-38.), ou seja, pelo ano 960 a. C.

Gráfico de "National Geographic": http://ngm.nationalgeographic.com

A destruição do Templo de Salomão.

Nabucodonosor em 597, e seu exército invadem Israel e conquistam toda a região. Por fim, o exército de Nabucodonosor arrasou a cidade de Jerusalém incluindo o Templo, no ano 587, e deportou a maior parte da população para a Babilônia. Iniciou-se um período de exílio para o povo de Deus.

A volta do Exílio da Babilônia e a reconstrução do Templo.

Deus novamente se voltou para seu povo e no ano de 539 a. C. Ciro, Rei Persa, conquistou a Babilônia e deu liberdade aos hebreus para que voltassem para Jerusalém. Foi nesta época de Esdras e Neemias lideram a reconstrução do Templo. Era mais modesto e foi dedicado no ano de 515 a.C.

A profanação do Templo com os Selêucidas

No ano 200 a. C. conquistou Jerusalém os Selêucidas, outra dinastia de origem Macedônia que se tinha estabelecido na Síria.

Impuseram a helenização ao povo judeu, que culminaram com a profanação do Templo em 175 a. C., o que causou um levante. A revolta dos Macabeus foi vitoriosa e restauraram o culto do Templo em 167, e os Asmoneus, passaram a governar a Judéia.

O segundo Templo de Jerusalém e a chegada dos Romanos

A Palestina caiu nas mãos do general romano Pompeu em 63 a.C, dando início ao reinado de Herodes, o Grande nomeado rei por Roma e o atribuíram um exército. Herodes o Grande fez grande obras em Jerusalém e restaurou e ampliou o Templo de Jerusalém iniciando em 20 a.C.

Passagens do Novo Testamento que falam do Templo de Jerusalém

Maria e São José peregrinaram nas Festas de preceito para Jerusalém  na ocasião da purificação de Maria e na apresentação de Jesus no Templo. Portanto já conheceriam o Templo, vejamos um texto dos evangelhos, cumpridos os dias da purificação, foram com Jesus para o apresentarem ao Senhor (Lc 2, 22).

O recinto do Templo: o encontro com Simeão

Simeão reconheceu o Messias no Menino, tomou-o nos braços e bendisse a Deus, dizendo: «Agora, Senhor, segundo a tua palavra, deixarás ir em paz o teu servo porque meus olhos viram a Salvação que ofereceste a todos os povos (Lc 2, 28-31).

No momento deixo estas considerações sobre o Templo de Jerusalém. Sei que existem muito material escrito. Para começo de estudo isto poderá te ajudar. Se surgir outras perguntas podes nos enviar.