O tema das imagens é bem discutido aqui no site. De um lado as igrejas pentecostais acusam os católicos de pecado tendo em vista a prática do culto aos santos, às suas imagens, do outro os católicos que se defendem, que se trata de uma devoção e não adoração.

Na história do povo de Israel é evidente o abomínio às imagens. Eram imagens de outros deuses (Baal, etc), que ocupavam o lugar do Deus de Israel, de Yahweh. Ter uma imagem significava, então, adorar um outro deus, excluindo Yahweh. Essa prática é abominada pela Bíblia, como afirma o mandamento em Êxodo 20: 

Não tenha você outros deuses diante de mim.
Não faça para você imagem de deus, qualquer representação do que existe no céu, na terra ounas águas que estão debaixo da terra.

 

As imagens dos católicos

Os católicos retém que suas imagens não são de outros deuses, coisa que a Bíblia abomina, mas de santos, que servem à causa do único Deus, que são seus seguidores. É por isso que não veem um pecado no uso de suas tradicionais imagens. De fato teologicamente não adoram essas imagens, mas as veneram, como se faz normalmente com uma fotografia da esposa ou dos filhos que se carrega junto com a carteira. É uma forma de ter presente uma vida, uma pessoa, um modo de ser que se estima.

No mundo católico há muitos excessos e isso leva algumas pessoas a considerar os santos como verdadeiros deuses. Esses são excessos e não é a doutrina. Tais comportamentos devem ser condenados e os fieis precisam conhecer o papel das pessoas que estimam, que deram a vida em prol do Reino, a serviço do Senhor, o único Deus.