Olá Maria Simone de Sousa de São Luis / MA!

Questões envolventes na autoria da Epístola de Tiago. A carta tem como abertura a citação do nome Tiago em Tg 1,1:

“Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão: saúde” (carta de Tiago 1,1) Bíblia de Jerusalém.

Mas com o passar do tempo os estudos e comparações com o texto com outros textos da época, nos colocam algumas interrogações com respeito ao nome Tiago que aparece na abertura da carta.

- Este nome Tiago, não é o mesmo do apóstolo Tiago, filho de Zebedeu (conf. Mc 3,17), que o Rei Herodes mandou decapitar em Jerusalém no ano 44 d.C.

- Este nome Tiago também não é o chamado de îrmão do Senhor^(conf. Gl 1,19) chefe de uma comunidade na cidade de Jerusalém perdendo sua vida por apedrejamento a mando do sumo sacerdote Anan.

Teoria com maior aceitação:

Conforme costume da época, muitos escritos eram atribuídos a alguém pertencente ao círculo do autor conhecido por todos e respeitado. A idéia era para que o escrito tivesse peso e fosse aceito por todos. Exemplo destas situações nos livros da Bíblia: o livro dos Salmos é atribuído ao Rei Davi; o livro dos Provérbios é atribuído a Salomão; o quarto evangelho e o Apocalipse atribuídos a João; as Cartas Pastorais atribuídas a Paulo, etc...

Concluindo:

O autor real da Carta de Tiago deva ser Judeu cristão, que conhecia muito bem a escrita grega. Restando ainda um resquício que possa comunidade judeu-cristã de Jerusalém estar por trás do escrito.

Consulta:

CEBI, Cartas Pastorais e Cartas Gerais, Roteiros para Reflexão XI, Cebi São Leopoldo, 1999, pág.52-56.