Olá Elvira de Serra / ES!

Infelizmente, não posso precisar com exatidão a resposta para a pergunta. Ela é genérica, quer simplesmente saber se uma pessoa divorciada pode se casar novamente!

A pergunta para ter uma resposta mais precisa deveria colocar o seguimento religioso da pessoa. A partir daí, se poderia precisar melhor a resposta.

Cada Igreja tem suas orientações. Os que são batizados em uma Igreja, aceitam suas orientações.

Os católicos são mais rígidos na observância desta norma. Existe um só casamento e por toda a vida. Não existem outras possibilidades. Casos especiais são julgados por um tribunal eclesiástico, segundo o código de direito canônico.

O Papa Francisco, parece mais aberto à questão...

Sabemos o quanto no Brasil se lutou para que fosse introduzido o divórcio como norma civil. O deputado Nelson Rodrigues, autor da lei, lutou na Câmera dos Deputados por anos e anos. O Brasil que deixava de ser uma população de maioria católica, admite com votação de seus  deputados, o Divórcio, depois de muitos debates e mobilizações populares  a Lei. Agora em vigor.

- Existem Igrejas que admitem as leis civis como legítimas e aceitam o divórcio, autorizando novos casamentos.

- Existem boa parcela da população que não se importam com o casamento religioso, seguindo simplesmente as leis civis da nação.

 

Concluindo:

 

É necessário incluir  na pergunta a pratica religiosa junto a questão do divórcio. Dependendo da Igreja que o fiel pertence ele aceitará as orientações desta Igreja em admitir a pratica do divórcio ou não.

 

Outras questões  controvertidas: exemplo:

 

- Pena de Morte, muitos países admitem, nos acreditamos que a vida vem de Deus e ninguém tem o direito de tirar.

- a questão do aborto, outro assunto muito debatido.

- a eutanásia, o direito que é discutido do doente terminal optar entre a vida e a morte.

E os assuntos continuam...