Olá Luciano de Brasília / DF!!

Já respondi varias perguntas que se refere a dracma. Como encontramos a Párabola da dracma perdida no Novo Testamento (Lucas 15,8-10) existe muita curiosidade em torno dela. Por ser uma moeda grega era usada no comércio, mas existia circulando ainda o denário Romano para pagar os impostos e o siclo judeu para pagar o dízimo.

O que é a dracma?

A dracma é uma moeda grega de prata de uso no primeiro século d. C , por isso encontramos referências nos evangelhos exemplo no de Lucas. (Lu 15,8-9) Na frente e verso da dracma ática estava estampava a cabeça da deusa Atena numa face e na outra uma coruja.

 

Qual o valor da dracma?

No período do ministério terrestre de Jesus, embora já existisse a presença dos conquistadores romanos a dracma já tinha seu peso reduzido para cerca de 3,4 gramas.

No primeiro século d. C., os gregos equiparavam a dracma ao denário (moeda romana), mas o governo romano calculava o valor oficial da dracma como de três quartos de um denário. Em outras palavras a moeda do conquistador valia mais.

Como estabelecer o valor atual do dracma?

A dracma é igual ao denário (moeda dos conquistadores romanos). Eles estabeleceram que o preço de um dia de trabalho para um trabalhador braçal equivaleria a 1 denário. Assim podemos imaginar o que um trabalhador braçal hoje ganha por dia, por exemplo, um trabalhador na coleta de frutas chega a ganhar 50 reais por dia ou uma diarista numa casa de família chega a ganhar 70 reais. (valores que variam de região para região). Esse valor corresponderia a uma dracma.