Há fases da vida que nos levam para baixo. Às vezes caímos em situações que são causadas até mesmo por elementos patológicos. Há casos em que precisamos contar com a ajuda de um médico. É óbvio que a leitura da bíblica, a conversa com algum "orientador" pode ajudar muito, pode nos indicar a estrada, pode nos dar confiança e ver a realidade com outros olhos.

Sendo essa situação uma realidade muito comum entre as pessoas também no tempo em que a Bíblia foi escrita, há, sem dúvidas passagens que nos podem ajudar. Esses elementos aparecem sobretudo em situações em que o fiel se põe em diálogo com Deus. Na Bíblia, um livro por excelência onde isso acontece é o dos Salmos. Nos seus 150 capítulos traz inúmeras orações onde pessoas em situações particulares se voltam a Deus e pedem o seu auxílio.

Um exemplo emblemático é o Salmo 74, que você pode ler clicando nesse link: o povo está desorientado, a cidade de Jerusalém e o templo estão destruídos, não sabe o que fazer e reza pra Deus. No desespero, o salmista se ampara em Deus e nele encontra esperança. Sugiro também o Salmo31, que é uma súplica a Deus em um momento difícil.

Os amigos aqui do site poderão indicar outros textos que lhe podem ajudar.