Esse título algumas vezes é dado a Jeremias. E está intimamente ligado à ideia de que ele seria o autor do Livro das Lamentações, coisa que hoje ninguém mais defende. Embora o contexto histórico dos dois livros seja o mesmo, o pensamento dos dois livros é muito diferente, para pertencer ao mesmo autor. Portanto, Jeremias não é o autor de Lamentações e o título de "chorão" por ser eventualmente o autor desse livro não tem fundamento.

Livro das Lamentações

Nas nossas bíblias aparece como um livro profético, logo após Jeremias, mas na bíblia hebraica se encontra entre os livros históricos. Em síntese, o autor do livro "lamenta" o desastre que aconteceu com Jerusalém, que foi invadida e teve o templo destruído pelos babiloneses. Diz que "a filha de Sião (Jerusalém) perdeu toda a sua formosura" (1,6).

A desventura de Jerusalém é, no fundo, para o autor, obra do Senhor: "em sua ira (...) destruiu sem piedade todas as moradas de Jacó, em seu furor demoliu as fortalezas da filha de Judá (2,1-2)".

No final o autor pede a Deus misericordia: "Lembra-te, Iahweh, do que nos sucedeu, vê e considera o nosso opróbrio" (5,1). "Faz-nos voltar a ti Iahweh, e voltaremos. Renova nossos dias como outrora" (5,21).