Olá Samuel do Recife / PE!

Como já foram respondidas varias perguntas sobre o personagem Natanael, olhei o elenco das respostas e os muitos comentários que se fizeram as respostas.

Olhando o texto Bíblico de Jo 1,45-51, que fala de Natanael,  percebemos o diálogo entre ele e Jesus. E as considerações de Jesus muito elogiosas para Natanael. Mas por outro lado, o texto não fala se era discípulo de Jesus, e muito menos fala de sua idade.

Somente a leitura atenta nos ajuda a chegar algumas conclusões sobre este personagem bíblico, Natanael, e imaginar sua idade em relação aos outros apóstolos.

Uma primeira constatação é a dúvida se ele teria sido um apóstolo de Jesus, pois na relação dos 12 apóstolos não aparece seu nome. Natanael foi apresentado por Jesus por seu amigo, o pescador, Felipe. Ele estava associado a uma pequena companhia de Pesca que o Pai de Felipe mantinha. Pescavam no Mar da Galiléia, secavam o peixe e vendiam no mercado da cidade de Cafarnaum, as muitas caravanas que por ali passavam a caminho de Damasco ou vice e versa.

Lendo a maior parte dos comentários sobre Natanael eles afirmam que ele foi um dos 12 apostolo e presumisse que seu nome seria Bartolomeu.

Quando Natanael juntou-se aos apóstolos, chamado por Jesus, ele tinha vinte e cinco anos, (não se tem provas documentais, mas somente se pode imaginar sua idade, olhando a idade dos outros apóstolos. Ele era o segundo mais jovem do grupo dos apóstolos. Era o mais novo de uma família de sete irmãos, estava solteiro, e de seu trabalho na pesca ajudava a manter seus pais idosos e doentes, vivendo com eles em Caná da Galiléia. Dos filhos por ser o último vivia com seus pais .

______________
Fonte:

* Douglas, J. D., O Novo Dicionário da Bíblia, vol. II, edições vida nova, São Paulo, pág. 1094.
* MATEOS, Juan, BARRETO, Juan, O evangelho de São João, análise Linguística e comentário exegético, grande comentário Bíblico, Paulinas, São Paulo, 1989, pág. 112-120.