Olá Maria Bernadete Morais Pereira de Salvador / BA!!

Pergunta muito significativa e atual. Falar em Pastor, pastoreio, cuidado das ovelhas entramos em um terreno que nos fala muito de perto. Temos nossos pastores que nos acompanham, mas sabemos como é pesado o farto que carregam, para conduzir a comunidade. Nem sempre são entendidos, ouvidos e respeitados. Uma tarefa de fundamental importância, na obra da evangelização que Deus nos propõe. Por causa de tudo isto muitos textos bíblicos evoca o trabalho do Pastor e suas atividades e ovelhas e pastores passam a ser exemplos de trabalho.

Respondendo a pergunta lembro o profeta Ezequiel que condena os pastores omissos de Israel, e o próprio Deus tenta corrigir o problema. Deus conduzirá seu rebanho. Vejamos o texto de Ezequiel 34, 14-16:

34, 14 Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será o seu curral; deitar-se-ão ali num bom curral, e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel. 15 Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor Deus. 16 A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer; a quebrada ligarei,e a enferma fortalecerei; e a gorda e a forte vigiarei. Apascentá-las-ei com justiça. 17 Quanto a vós, ó ovelhas minhas, assim diz o Senhor Deus: Eis que eu julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes. (Ezequiel 34, 14-16) Bíblia Almeida