Olá Felismar Macedo de Iguaba Grande / RJ!!

Já faz algum tempo que tentei responder uma pergunta a respeito do Pai de Timeu isto foi em 09/05/2013: A pergunta era esta: “Quem era o pai de Bartimeu e como viviam?”, pergunta de Marcel, Recife e Resposta de Odalberto Domingos Casonatto

Para consulta veja no site abilbia: http://www.abiblia.org/ver.php?id=6682#.Uop9utKsiSo

Está resposta ficou apenas baseada em dados da literatura da época de Jesus, já que a narrativa bíblica não fornece informações. Pesquisando material para a resposta, encontrei muitas informações (sem citação de página) que Flavio Josefo, em seu livro História dos Hebreus, falava do general Timeu, israelita,  Pai de Bartimeu. Mas em nenhum destas fontes de consulta (Blogs, livros, artigos, Mensagens) forneciam as citações precisas para a informação. Portanto a resposta que argumentei no passado está sem base científica. Fica apenas no campo do conhecimento literário. Durante todos este tempo procurei localizar algum texto para confirmar, mas até agora não encontrei.

Nestas narrativas “se pode dizer populares” elas argumentam que Bartimeu era cego, pois foi castigado pelos romanos por ser filho de um general israelita revoltoso. Nada que se pode confirmar.

Concluindo: Querendo responder a pergunta pela causa da cegueira de Timeu, o mais correto é dizer que não temos informações precisas. A pergunta esta entre as que não encontramos respostas no texto bíblico. Mas a validade do milagre de Jesus continua e toda a mensagem que podemos tirar deste ensimento de Jesus.