A cintura é um elemento presente in modo eloquente na atividade profética de Jeremias, no Antigo Testamento. Assim narra Jeremias 13,1-1:
1 Javé me ordenou: «Vá comprar para você um cinto de linho e coloque-o logo na cintura, sem molhá-lo». 2 Comprei o cinto como Javé havia ordenado, e o coloquei na cintura. 3 Javé me ordenou de novo: 4 «Pegue o cinto que você comprou e que está na cintura, vá até o rio Eufrates e esconda-o na fenda de uma pedra». 5 Eu fui e escondi o cinto na beira do Eufrates, conforme Javé me havia ordenado. 6 Depois de muito tempo, Javé me disse: «Vá até o Eufrates e pegue o cinto que eu mandei você esconder lá». 7 Fui ao rio Eufrates, procurei e peguei o cinto no lugar onde eu o tinha escondido. Mas o cinto estava podre, não servia mais para nada. 8 Veio-me, então, a palavra de Javé, dizendo: 9 Assim fala Javé: �? dessa forma que vou acabar com o orgulho de Judá e com a vaidade desmedida de Jerusalém. 10 Este povo é mau, não quer obedecer-me, tem o coração obstinado e anda atrás dos deuses estrangeiros para prestar-lhes culto e adorá-los. Esse povo ficará imprestável como esse cinto. 11 Da mesma forma como o cinto fica preso na cintura de uma pessoa, assim também eu quis prender a mim a casa de Israel e a casa de Judá, para que eles fossem meu povo, minha fama, minha glória e minha honra - oráculo de Javé. Mas eles não me obedeceram. (Bíblia Sagrada - Edição Pastoral)

A narração representa um sinal, uma ação simbólica (veja Jeremias 18,1seguintes; Isaías 20; Ezequiel 4; 12; 24,15seguintes). O significado aparece bastante claro: Israel, a quem o Senhor havia ligado a si como um cinto nos rins, afastou-se do seu Deus e pecou através da idolatria na Babilônia.

O cinto, além dessa passagem que mencionamos, é um elemento muito simbólico e aparece ainda em outras passagens bíblicas. Vamos ver alguns textos:
�?xodo 12,11: ssim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR.
Isaías 11,5: E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.
Lucas 12,35: Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias.
João 13,4-5: Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
Efésio 6,14: Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça.

O simbolismo do cinto vai além da própria bíblia, sendo presente também na tradição oriental. Segundo o pensamento oriental, o cinto está em contato com uma parte muito importante do corpo: a sede do centro energético (hara, em japonês), a fonte de onde brota a energia da vida, a força reprodutiva. De fato, a prática de diversas diciplinas orientais (Tai Ji Chuan ou o Qi Gong) sublinham como seja importante trabalhar essa parte do corpo humano.