Uma janela sobre o mundo bíblico

Gostaria de saber como que começaram a contar os anos de antes e depois de Cristo.



  • Pergunta de Renato, Fortaleza
  • 53114
  • 25/04/2009
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Natal | Jesus |


Todas as citações hodiernas que envolvem datas são influenciadas pela evento do nascimento de Cristo. Por isso, normalmente, dizemos 200 depois de Cristo (d.C.) para falar do ano 200 após o nascimento de Jesus ou também 100 antes de Cristo (a.C.), quando queremos citar um evento acontecido 100 anos antes do nascimento de Jesus. O mundo científico, que procura ser diplomaticamente correto, prefere usar a sigla inglesa CE, que abrevia “Common Era” ou “Christian Era” ou ainda “Current Era”. Para os anos antes de cristo, com essa terminologia, usa-se BCE, onde “B” abrevia “before” (antes). Às vezes, de forma mais rara, encontramos também a abreviação AD (Anno Domini), “ano do Senhor”.

Esse modo de marcar os anos a partir do nascimento de Cristo começou a ser praticado no século V, graças ao monge Dionísio o Pequeno. Até essa data, o ponto de referência para a história era o ano da fundação de Roma, em 753 antes de Cristo. Basicamente, quando Jesus nasceu era o ano 753 da fundação de Roma. Esse resultado foi aquele alcançado pelos cálculos do monge Dionísio. O ano 753 da fundação de Roma foi então definido como ano 1. O ano anterior foi definido como ano 1 antes de Cristo (não existe o ano 0!).

Hoje em dia sabemos que os cálculos de Dionísio não foram exatos. Sabemos que Herodes, que tentou matar Jesus depois que recebeu a visita dos Reis Magos e fez com que a Sagrada Família fugisse para o Egito, morreu no ano 749 da fundação de Roma, ou seja, 4 anos antes do ano 1, aquele calculado como o ano nascimento de Cristo. Todavia Herodes não pode ter morrido antes de Cristo. Por isso, apesar de ser quase incrível, é bastante segura a tese segunda a qual Jesus teria nascido cerca de 5 anos antes do ano 1, ou seja Jesus nasceu no ano 5 antes de Cristo.

53114 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook