Olá Alessandra do  Rio de Janeiro / RJ!

 

A resposta podemos começar do seguinte modo. A origem de tudo, dos evangelhos, está em Jesus. A própria palavra “evangelho”, que aparece tão bem na abertura do evangelho de Marcos nos explica. Evangelho seria a boa nova de Jesus Cristo.

Embora Jesus tenha aprendido hebraico na sinagoga de Nazaré, sabia ler o hebraico bíblico, o fato da leitura do livro de Isaias, na sinagoga de Nazaré comprova isto. Jesus também sabia escrever, lembro o fato quando os fariseus queriam apedrejar a pecadora publica  Jesus começou a escrever na areia os pecados dos agressores da mulher. Na realidade Jesus não deixou nada por escrito, não temos provas escritas, mas na sua pregação utilizou tudo o que pode da cultura de seu tempo, tanto a judaica, como a cultura helênica. A uso das parábolas, que é um ensinamento típico hebraico, ou a forma como realizava milagres, apareciam na cultura helênica. Utilizou os recursos da época em que facilitavam as pessoas memorizarem o texto, devido à carência do papel para escrever. Seus discípulos tinham verdadeiras coleções de ditos de Jesus, que depois passaram para o texto escrito. Também as palavras pronunciadas por Jesus as pessoas retinham na mente, utilizando na conversa diária. Por exemplo um dito muito usado: “os últimos serão os primeiros e os primeiros os últimos”. Esta forma de usar sentenças para ajudar na compreensão do fato ainda hoje é muito usada.

O evangelho de Jesus começa a ser escrito.

Passada a ressurreição de Cristo, os apóstolos, certificados que Jesus era o Messias esperado por Israel, começaram a anunciá-lo aos outros e formarem comunidades. Inicialmente na Judeia, depois na Samaria, em Antioquia até os confins da terra. Na pregação do evangelho começa a existir a necessidade de se ter em mão um texto escrito das palavras de Jesus e de seus ensinamentos. Ao pregar e ao explicar a sua vida e as suas palavras, tinha em conta as necessidades e circunstâncias dos ouvintes. O seu objetivo não era fazer história, mas de levar as pessoas à fé. Uma vez que as testemunhas oculares começaram a morrer, havia necessidade de se conservar o texto o mais fiel possível, para ser lido e ensinado na liturgia e a catequese aos recém convertidos.

Passados 30 anos....primeiros escritos do evangelho

Trinta anos depois da morte de Cristo, os autores dos quatro evangelhos começaram a colocar por escrito a pregação chegada até eles por via oral. Pouco a pouco foi nascendo os quatro evangelhos em comunidades distintas nos quatro cantos do Império Romano: Jerusalém, Antioquia, Roma e Éfeso. Os fatos importantes sobre a vida de Jesus e significativos para a comunidade nascente passaram a ser material a ser escrito pelos evangelistas. Alguns textos já estavam escritos, como o livreto dos Milagres de Jesus, das parábolas, dos ditos de Jesus, história da infância de Jesus, da Paixão e morte passando a ser colocados em uma certa ordem e os textos escolhidos. Alguns fatos sobre Jesus foram explicados para adaptá-los às necessidades das comunidades para as quais escreviam. A necessidade de adaptar as palavras de Jesus as exigências novas e diversas, influiu sobre a ordem com que os fatos foram contados nos quatro evangelhos, sob diverso colorido e importância que revestiam, mas sem alterar a verdade fundamental dos mesmos.

Nestas narrativas Lucas foi o evangelista que fornece detalhes políticos e geográficos do início do ministério público de Jesus sua narrativa passa ser quase que histórica.

Assim os quatro evangelhos são uma riqueza imensa, pois retratam o rosto de Jesus que em quatro lugares diferentes do Império Romano o cristianismo começa a viver.

Um evangelho para os Judeus, escrito em Jerusalém por Mateus.

Um evangelho para os Romanos, escrito em Roma por Marcos.

Um evangelho para os de cultura helênica - judaica, escrito para a comunidade de Antioquia por Lucas

Um evangelho para os de cultura helênica - romana escrito para a comunidade de Efeso por João

Jesus Cristo não viveu num determinado período da história, mas criou uma história que esta atestada nos evangelhos hoje Jesus está na história que ele mesmo criou. Quem procura conhecer Cristo não pode ignorar o movimento espiritual que ele iniciou, isto é a comunidade dos que tem da fé no Cristo ressuscitado.

Consulta: Para responder a pergunta consultei esta resposta, ela poderá também ajudar-te na compreensão:

“Quem foi Marcos, e suas caracteristicas, e quem foi Lucas e suas caracteristicas e quem foi João e suas caracteristicas.” Pergunta de Evelise, Novo Hamburgo, resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 30/11/2011. Local de acesso

http://www.abiblia.org/ver.php?id=1790#.UZ0nl6IU-IA