A mulher de quem você busca informações é Débora, mencionada no livro dos Juízes, no Antigo Testamento.

Embora a Bíblia tenha sido escrita em um contexto masculino, onde havia uma sociedade patriarcal, a presença das mulheres, considerando a visão daquela época, é um sinal profético e nos convida a refletir sobre as atitudes discriminatórias existentes ainda hoje em relação ao sexo feminino.

No Antigo Testamento há algumas mulheres muito importantes que desafiam a mentalidade de então e se sobressaem como verdadeiras figuras carismáticas. Mulheres corajosas, inteligentes, que sabiam exercer a autoridade, com tanta fé, capazes de acolher a mensagem, mulheres discípulas, organizadoras de comunidades.

Em relação ao Antigo Testamento - e assim nos aproximamos da resposta à sua pergunta - poderíamos destacar três mulheres: Rute, Débora e Ester.

Rute, não é de Israel, mas mesmo assim lhe é dedicato um inteiro livro na Bíblia. Da sua descendência nascerá Davi e, depois, o Messias.

Ester, cuja história também é contada em um livro bíblico muito bonito, é outra mulher importante. Ficou rainha no reino dos dominadores, a Pérsia. Liberta a sua gente, contra a conspiração de Aman. Arriscou a sua vida para salvar o seu povo.

Débora é do tempo dos juízes e provavelmente é ela que responde a sua pergunta. Além de ser juíza, era também uma profeta. Salva o seu povo, com a ajuda de Barak e Iael, outra mulher, do terrível inimigo cananeu Sisera. A presença de Débora, na batalha. Leia, por favor, Juízes 4 - 5, onde toda a história sobre suas empresas é contada.