Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual a citação que diz que a sabedoria do Senhor não vem do homem ou da sua inteligência (Eclesiastes)? Quais os dois versículos chaves de Eclesiastes, que sintetizam o livro?



  • Pergunta de Iara, Itaguaí
  • 3906
  • 12/10/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Sabedoria | Eclesiastes


Iara, não encontrei em Eclesiastes (Cóelet) a frase como você sugere. Contudo, na literatura sapiencial bíblica, o conceito da frase que você menciona é muito comum. De fato, para os sábios de Israel existe a convicção de que é Deusm quem dá a sabedoria. Em Jó, por exemplo, na intervenção de Eliú, temos: Dizia comigo: “Que falem os anos, que a idade madura ensine sabedoria.” Mas é o espírito no homem, o alento de Shaddai que dá inteligência. Não é a idade avançada que dá sabedoria, nem a velhice a nteligência do que é justo (Jó 32,7-9). Em Provérbios 2,6 essa tese é mais evidente ainda: Pois é Iahweh quem dá a sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o entendimento.

Quanto à segunda parte da sua pergunta, é muito difícil sintetizar um livro da Bíblia. Sobretudo os livros sapienciais são feitos de provérbios e máximas que têm muita coisa a dizer para nós hoje. Normalmente, quando ouvimos falar em Cóelet, vem à nossa mente a expressão “Vaidade das vaidades, tudo é vaidade”, que é o modo como inicia e termina o livro (1,2 e 12,8). Essa frase pode transmitir uma idéia pessimista do autor em relação à vida, ao cotidiano. Isso não é absolutamente correto. O objetivo primordial do autor é mostrar ao homem a sua miséira, é verdade, mas ao mesmo tempo a sua grandeza, mostrando principalmente que este mundo não é digno dele, pois o mistério da humanidade transcende os limites das coisas materiais e conduz àquele de Deus. A criatura não é nada em face do mistério de Deus. Para equilibrar quanto dito pela citação mencionada, com a qual o autor abre fecha o livro, poderíamos citar como importante a frase em 12,13: Teme a Deus e observa seus mandamentos, porque aí está o homem todo.

3906 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook