Caroline, aproveito sempre de perguntas como a sua para sublinhar o meu pensamento sobre esse tema, muito importante em algumas igrejas evangélicas. Relacionar os costumes de hoje com os costumes encontrados na Bíblia é um processo perigoso e, na maioria dos casos, conduz a uma interpretação equivocada da Palavra de Deus. A Palavra (mensagem) revelada na Bíblia usa um contexto, o ambiente do autor que escreveu o texto bíblico, que precisa ser depurado quando interpretamos os livros bíblicos. O importante da Bíblia é a mensagem, a revelação; o contexto, o ambiente típico daquele período (mais de 2 mil anos atrás) deve ser relativizado e usado com muito cuidado, pois não é o cerne da revelação. Prova disso é o fato que não encontramos nada lá que nos oriente, literalmente falando, como nos comportarmos em casos tipicamente modernos, como o fato de navegar na internet, usar o celular ou assistir televisão. São coisas não imagináveis naquele tempo. Se queremos fundar tudo o que fazemos, com uma atitude fundamentalista, em indicações bíblicas, como nos comportamos em relação a esses temas modernos? E, sublinho, mesmo assim que a Bíblia indica como se comportar diante desses casos. Mas as indicações não são temporâneas, pontuais e exatas. Dá orientações morais que posso aplicar a qualquer comportamento, como cristão. É imprescindível buscar a Verdade que só encontramos na Palavra de Deus. Mas prestemos atenção, seguindo o conselho de Paulo, que nos alertou para o perigo da letra que mada, convidando-nos a procurar o espírito que vivifica.

Trocando em miúdos e ligando essa reflexão com a sua pergunta, se um pastor, padre ou quem quer que seja diz que "a bíblia diz que usar calça cumprida é pecado" está distorcendo a mensagem bíblica. Invés, se um pastor ou padre prega dizendo que, segundo a Bíblia, deveríamos nos vestir com moderação, sem ostentar vaidade, mas com modéstia (veja 1Timóteo 2,9) então está transmitindo a mensagem bíblica.

Como já disse em outra ocasião, alguém poderia protestar dizendo que Deuteronômio 22,5 diz que a mulher não pode usar uma roupa masculina. É verdade, assim está escrito. Mas você não pode ler essa passagem de modo fundamentalista, pois, com certeza, o autor não entendia falar de calça comprida, mas das roupas daquele tempo, que hoje não são mais usadas. Afinal de contas, mesmo se a calça comprida possa ter nascido como roupa masculina, hoje em dia isso não é absolutamente mais verdadeiro.

Só para abrir um outro leque nessa reflexão, e o que dizer dos homens que usam roupas femininas? Por que ninguém os condena? Talvez no Brasil não há casos disso, mas é muito comum em outras regiões, como por exemplo na Escócia, onde os homens usam saia. Não seria uma prova da influência machista na leitura bíblica e de como impomos o nosso domínio machista graças a uma pseudo mensaem bíblica? Os limites parecem servir sobretudo para as mulheres e os homens são deixados livres nos seus comportamentos. Mas esse é um outro tema...