Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

O Papai Noel é do diabo?

Pergunta de Kaelayne, Rio de janeiro
Resposta de Luiz da Rosa, em 24/12/2012


Leia mais sobre Natal

É verdade que a propaganda excessiva em torno à figura desse velhinho bom que traz presentes tira o foco do nascimento de Cristo, verdadeira razão para a celebração do Natal. Todavia dizer que o Papai Noel é diabólico é, sinceramente, exagerado. Embora o Papai Noel não seja uma figura bíblica, nos seus traços podemos encontrar características que coincidem com os princípios cristãos, tais como a gratuidade, a paz, generosidade. Mesmo porque à base dessa tradição está um personagem cristão, um bispo que viveu no IV século, na Turquia: São Nicolás (na imagem ao lado - Wikipédia). A tradição diz que ele era um protetor das crianças, que costumava a ajudá-las, sobretudo no período do Natal.

Pessoalmente, acredito que não há nenhum erro em viver a experiência do Papai Noel. O erro consiste no fato de ignorar o verdadeiro sentido da festa, que é o nascimento de Cristo. Um cristão consciente não esquecerá dessa recordação. É importante, se formos pais, ensinar os nossos filhos sobre isso. Onde for impossível ignorar o Papai Noel, poderíamos ligá-lo à bondade divina, que doa o próprio filho para nos salvar.

570 visitas

1 comentário

Postar um comentário

  • marlene (cruz machado ) - 26/12/2012

    Para mim, papai Noel é comércio, marktin, o povo precisa vender ficar mais rico. Então os comerciantes investem tudo em propaganda. E muitas vezes, nós cristãos mesmos acabamos envolvidos por isso, tudo bem como as comilanças e o sentido no natal verdadeiro praticamente nem aparece. Às vezes nem na hora da ceia lembramos-nos do aniversariante. Também é uma grande madeira de o "diabo" se é que posso assim dizer, desviar-nos de cristo.