Uma janela sobre o mundo bíblico

Quero saber se o papa São Clemente é o mesmo citado na epístola aos Felipenses?



  • Pergunta de Ana Rosa, Registro
  • 7425
  • 29/08/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Clemente | Carta aos Filipenses


O nome de Clemente é citado na Carta aos Filipenses 4,3: E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida.

Clemente de Roma (Clemente I) foi o quarto Papa, depois de Pedro, Lino e Anacleto. Segundo Orígenes, Eusébio e Jerônimo ele seria também o autor de uma Carta aos Coríntios, que chegou até nós e que teve grande influência na igreja nascente, chegando inclusive a fazer parte dos livros do Novo Testamento em algumas comunidades. Nesta carta escreve para resolver problemas na igreja de Corinto, onde havia desordens causadas por jovens que destituíram alguns presbíteros.

No passado alguns defendiam que os dois personagens fossem a mesma pessoa (Orígenes), mas hoje os exegetas são praticametne unânimes em afirmar que se trata de duas pessoas diferentes. Aquele que Paulo cita na carta é um cidadão de Filipe, enquanto que o quarto papa é claramente de Roma.

É interessante notar que na liturgia da Igreja Católica ainda parece prevaler a antiga idéia, visto que no dia da festa litúrgica de Clemente Papa (23 de novembro) se lê a passagem da Carta aos Filipenses. É um raciocíno corrigido no campo exegético, mas ainda não naquele litúrgico.

7425 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook