Olá Klever Pereira Cardoso !

 

Sobre a carta aos Romanos a literatura é imensa. Existe muito material que já foi elaborado e publicado para ser lido e pesquisado. Respeitando a pergunta que pede por informações, vou abordar de forma resumida alguns pontos. Sabendo que não irei esgotar o assunto.

 

Para início de conversa.

A maioria dos estudiosos do Novo Testamento data a epístola aos Romanos nos anos (57/58 d. C.). Alguns colocam o começo de 58 d. C., quando o apóstolo Paulo permaneceu por três meses seguidos na cidade de Corinto. Paulo estava concluindo sua terceira viagem missionária, que havia iniciado em 54 a.C. De Éfeso foi para Macedônia, depois Acaia e Corinto, permanecendo neste local 3 meses. Quando se completou três meses considerou esta sua missão terminada, decidindo ir para Jerusalém para estar presente na festa de Pentecostes (At 20,16). Em Corinto Paulo se hospedou na casa de Gaio (Rm 16,23). Decidiu escrever para os cristãos de Roma uma carta que foi levada pela diaconisa Febe (Rm 16,1) Paulo na carta aos Romanos expõe as grandes linhas do evangelho. O Evangelho de Jesus foi anunciado em Jerusalém até o Ocidente (Rm 15,19). Abria-se um novo futuro, imaginava ir para Espanha evangelizar. A cidade de Roma no Ocidente exerce grande importância assemelhando-se a Antioquia no oriente.

A carta aos Romanos expressa à maturidade de seu pensamento. Considerada a carta mais importante fazendo parte do conjunto das quatro grandes cartas: Romanos Gálatas, 1 e 2 Coríntios. O tema é o evangelho como força de salvação para todo aquele que crê na pessoa de Jesus Cristo. Paulo quer demonstrar na carta a situação de pecado que vive a humanidade, e a força da salvação que vem de Jesus Cristo. Tudo é apresentada numa dialética desenvolvida progressivamente: pecado e força do Espírito Santo.

 

Informações e dados importantes da carta aos Romanos.

 

Autor: Sem dúvida a Carta aos Romanos é de autoria do apóstolo Paulo. É a carta mais longa dos escritos Paulinos. Num texto muito bem elaborado, ele praticamente coloca em forma ordenada o seu pensamento e pregação. Paulo nesta cata faz uma grande reflexão doutrinária, contendo seu ensinamento.

 

Local em que escreveu: Em Corinto. Paulo se hospedava na casa de Gaio na qual se reunia a comunidade cristã. Nessa carta ele coloca em forma conclusiva as grandes linhas do evangelho.

 

Ano em que foi escrita: A maioria dos estudiosos de Paulo data a carta aos romanos nos anos 57/58 d.C, durante a permanência de três meses na cidade de Corínto.

 

Motivos da carta: O principal motivo do envio desta carta à comunidade de Roma é a apresentação de seu “evangelho” a comunidade. Paulo previa um novo horizonte e futuro pra a igreja. Ele queria chegar até o extremo do Império Romano. A Espanha. Roma seria colocada como lugar base do anúncio do Evangelho, mesmo porque era a capital e centro do Império Romano. Para o pensamento paulino o Oriente já estava evangelizado, era preciso atingir o Ocidente do Império. Não estava nos planos de Paulo ir a Roma fundar Comunidade, pois esta já existia em Roma.

 

Roma a cidade capital do Império Romano.

O prestígio de Roma como capital era sem limites. Convergiam para Roma tudo o que se pode imaginar. Para lá chegavam às riquezas obtidas das conquistas Romanas. Era centro cultural, político, social e religioso dos Romanos por excelência. Paulo encontrou também uma situação que ele presenciara em outras grandes cidades a semelhança de Corinto. Existia além da opulência da riqueza, uma atmosfera moral, contrária à prática do evangelho. Assim como em Corinto também em Roma existia um verdadeiro catálogo de vícios que o paganismo gerou. Em 57/58 época da carta vivia-se o tempo do Imperador Nero com todas as suas consequências. Os historiadores calculam que viviam nesta época em Roma cerca de um milhão de pessoas, a grande maioria plebeus e libertos que se sustentavam a custa do estado e um grande número de escravos. Os judeus marcavam sua presença em Roma em grande número em especial ao longo das estradas Romanas dominando o comércio de bens.

Nota:Quanto às condições, sociais, políticas religiosas econômicas do Império Romano, penso que nas introduções do Novo Testamento, são apresentadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Império Romano na época de Paulo.

Fonte:Wikipédia.

 

Estrutura e conteúdo Teológico da carta aos Romanos.

 A Tese desenvolvida pela carta aos Romanos apresenta-se de forma ordenada, sistemática e completa. Poderíamos resumir a teologia nestes pontos:

Primeira Parte:A justificação pela fé: A necessidade da justificação; o modo que ela se dá; os frutos da justificação; os judeus e a justificação.

Segunda Parte:Parte Moral da carta. Os deveres dos fiéis; ordem geral entre fracos e fortes e conclusão.

Nota:Como a carta aos Romanos é um dos documentos mais lidos comentados e estudados tanto por protestantes e católicos, a riqueza de material é infinito... Poderás, se julgares oportuno deixar teu ponto de vista nos comentários.

 

Alguns temas Teológicos importantes da carta aos Romanos.

 

  • O Evangelho de Paulo
  • A gratuidade da fé e a observância da Lei
  • A vida segundo o Espírito
  • Fé e Obras se contrapõem?
  • Paulo organiza a vida comunitária
  • Israel será salvo?
  • Como entender o Antigo Testamento na perspectiva Paulina.

 

 

Fontes de Consulta:

 Bíblia de Jerusalém, São Paulo, Paulinas 1981.

Comblin, J., Paulo trabalhador e apóstolo, coleção por trás da Palavras, série A Palavra na vida nº. 11, Cebi, São Leopoldo, 1989.

CRB, Paulo e suas Cartas, roteiros para reflexão X, Paulus, 2000.