Siga-nos no FaceBook




Lugares bíblicos

Qual é o significado da palavra batismo?

Pergunta de andre gadoi fortunato, belo oriente
Resposta de Luiz da Rosa, em 02/11/2012


Leia mais sobre Batismo

Batismo é uma palavra de origem grega, quem vem do verbo baptizo, que literalmente significa "batizar" ou também "lavar".

Na Bíblia essa palavra é muito ligada à atividade do precursor de Cristo, João Batista, que batizava no Jordão (Mateus 3,11 e paralelos). É por isso que ele é chamado de "batista".

Sobre a origem do batismo, há várias hipóteses. Alguns dizem que venha dos trituais de purificação existentes na tradição judaica. Esses rituais, repetitds em várias situações da vida quotidiana, permitiam ao judeu de purificar-se e realizar suas tarefas religiosas. Outra hipótese defende que a sua origem esteja na Comunidade de Qumran, onde viviam os essênios. Certamente existe uma integração das duas realidades. Ou seja, o batismo de João pode ser entendido como uma adaptação dos trabalhos rituais dos judeus, sobre os quais a comunidade de Qumran exerceu uma certa influência.

Jesus foi batizado por João e provavelmente também os apóstolos (João 1,35-42). E depois os cristãos continuaram a práxis de João, provavelmente já a partir do Pentecostes, graças ao mandamento de Jesus ressuscitado, como lemos em Mateus 28,19:

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

O batismo de João era um batismo de penitência (Mateus 3,11; Marcos 1,4; Lucas 3,3; Atos dos Apóstolos 13,24). Quem era batizado por ele testemunhava o seu arrependimento e o desejo de receber o perdão. Era, no fundo, uma ação que preparava a pessoa à vinda do Messias.

No início do cristianismo, o fato que Jesus tenha sido batizado por João não era fácil de ser aceitado. Mas nós precisamos ler esse evento como uma disposição de Jesus a aceitar a vontade divina. Depois do batismo de João, o Espírito Santo desceu sobre Cristo (Mateus 3,16). A partir daí, esse batismo de Jesus é visto como o protótipo do batismo cristão, o batismo com água e espírito.

O batismo, desde a origem, faz parte do cristianismo. Já os primeiros convertidos foram batizados, como mostra Atos dos Apóstolos 2. E Paulo, que se converteu ao cristianismo cerca 3 anos após a morte de Cristo, considera o batismo como o início da vida cristã (veja Romanos 6,4; 1Coríntios 1,13-17; 15,29; Efésios 4,5 e Colossenses 2,12).

O batismo para os cristãos, no início, significava o perdão dos pecados, sendo uma súplica que o cristão elevava a Deus para adquirir uma consicência pura (1Pedro 3,21). O dom do Espírito Santo, que o cristão recebe, significa um ato de renovação que Deus doa ao cristão batizado.

Uma característica fundamental, que distingue o batismo cristão daquele de João, é que desde o início, o batismo foi feito "em nome de Jesus" (Atos dos Apóstolos 2,38; 8,16; 10,48; 19,5). Isso significa que o cristão batizado se considerava um representante de Cristo glorificado e também que é inserido na realidade de Cristo crucificado e resuscitado (1Coríntios 1,13-17).

13051 visitas

13 comentários

Postar um comentário

  • Erivaldo (Salvador) - 23/07/2014

    Ha algum texto de Sha'ul batizando algum " não judeu" em algum mergulho ou na agua precisamente? Em que Batismo o Salvador disse aos " filhos de Zebedeu " que eles " beberiam do mesmo Cálice e teriam ainda de estarem sendo " Batizados" pelo mesmo Batismo que ainda viria sobre Ele " Messias" logicamente o Messias não estava falando daquele Batismo de João e sim nem desses que os Religiosos todos eles fazem nas Igrejas. O Batismo " crer e for batizado? "Sera salvo- é outro Batismo e nao o Batism " mentiroso " da ig...

  • Ubiratan Rosa Passos (Castelo) - 23/07/2014

    Ora, os católicos sempre adulterando a Palavra de Deus (assim como alguns segmentos evangélicos)! A Bíblia é bem clara quando diz que quem CRER E FOR BATIZADO será salvo! Quando a Bíblia se refere ao batismo de toda uma família, para quem analisa o contexto, e não somente o texto isolado, faz uma correta exegese. Criança, até certa idade, não é capaz de discernir, de CRER! Não importa o que diz o papa. Ele NÃO É AUTORIDADE MAIOR DO QUE A PALAVRA DE DEUS! É HUMANO E PECADOR, COMO TODOS NÓS! NÃO É O DONO DA VERDADE, ...

  • Ubiratan Rosa Passos (Castelo) - 23/07/2014

    Ora, os católicos sempre adulterando a Palavra de Deus (assim como alguns segmentos evangélicos)! A Bíblia é bem clara quando diz que quem CRER E FOR BATIZADO será salvo! Quando a Bíblia se refere ao batismo de toda uma família, para quem analisa o contexto, e não somente o texto isolado, faz uma correta exegese. Criança, até certa idade, não é capaz de discernir, de CRER! Não importa o que diz o papa. Ele NÃO É AUTORIDADE MAIOR DO QUE A PALAVRA DE DEUS! É HUMANO E PECADOR, COMO TODOS NÓS! NÃO É O DONO DA VERDADE, ...

  • Rogério (CAmpo Grande-MS) - 14/06/2013

    Na verdade, batismo significa submeter-se a uma filosofia de um mestre. Todos os religiosos no tempo de Jesus batizavam. Jesus foi batizado por João porque ele pregava os ensinamentos do REINO de DEUS, o que Jesus também começou a fazer. Em Mateus 4:17, Ele começou a pregar o que João pregava. Arrependei-vos pois e chegado o REINO DOS CÉUS.

  • Paulo Martins (Barueri) - 05/11/2012

    João 1;31 E eu não conhecia ,mas,para que fosse manifestado a Israel vim eu,por isso batizando com água (ver 33; E eu não conhecia,mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse; Sobre aquele que vires descer o Espirito e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espirito Santo.Este é o verdadeiro batismo para a salvação.João batizava obras de arrependimento .Irmãos busque o batismo do Espirito Santo ,( não o de falar em linguas).

  • Max Leandro Campos (Belo Horizonte) - 05/11/2012

    http://www.bibliacatolica.com.br/blog/igreja/papa-explica-importancia-do-batismo- das-criancas/

  • Max Leandro Campos (Belo Horizonte) - 05/11/2012

    http://blog.cancaonova.com/padreanderson/2009/02/05/por-que-batizar-quando- criancas/

  • Max Leandro Campos (Belo Horizonte) - 05/11/2012

    http://diocesezedoca-ma.blogspot.com.br/2010/10/por-que-igreja-batiza-criancas- jovens-e.html

  • Max Leandro Campos (Belo Horizonte) - 05/11/2012

    http://diocesezedoca-ma.blogspot.com.br/2010/10/por-que-igreja-batiza-criancas- jovens-e.html http://blog.cancaonova.com/padreanderson/2009/02/05/por-que-batizar-quando- criancas/ http://www.bibliacatolica.com.br/blog/igreja/papa-explica-importancia-do-batismo- das-criancas/

  • Max Leandro Campos (Belo Horizonte) - 05/11/2012

    “Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” Mt 28,18-20 “Então, Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e 'a todos de sua casa'. A seguir foi batizado junto 'com todos os seus'” At 16,30-34 “Lídia, vendedora de púrpura, foi batizada junto com 'toda sua família'” At 16,14-15 “Batizei também a família de Estéfanas” 1 Cor 1,16

  • ad (aracruz) - 05/11/2012

    Jesus diz que quem crer e for batizado será salvo. Eu nem vou continuar...a vcs que adulteram a palavra de Deus...é isso mesmo que vcs já sabem e não praticam...

  • polyana (montes claros) - 04/11/2012

    Aprendi que o batismo não traz salvação mas significa obediência.Primeiro arrependeis dos seus pecados,segundo aceitar Jesus como único e suficiente salvador e depois batizar(imergir)com água selando assim a aliança com cristo.Agora fica uma questão:Criança têm pecado?Existe uma distorção da igreja católica nisso aí.Batismo é falado em:MC 10:39,LC 12:50,AT 18:25,EF 4:5,CL 2:12,HB 6:2,1PE3:21,1Jo5:6,Batizar MT3-6:11MT21:25,MT28:19,MC16:6,LC3:16,LC7:29,JO1:35,JO3:23,JO4:1,AT1:5,AT8- 12:38,AT9:18,et

  • Antonio (Imperatriz-Ma) - 04/11/2012

    Muito esclarecedora e rica a explicação! "O batismo é a cerimônia de casamento entre o homem e Deus"