Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual o local em que o peixe deixou Jonas?



  • Pergunta de Reginaldo , Guarujá
  • 18988
  • 10/07/2008
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Profetas | Jonas |


Jonas e o peixeJonas é umprofeta desobediente que procura furtar-se à sua missão, fugindo do chamado de Deus que dizia: “Levanta-te, vai a Nínive, a grande cidade, e anuncia contra ela que a sua maldade chegou até mim”. Invés de seguir a voz de Deus o profeta pega um navio para Társis, “para longe da face de Yahweh”. Társis, na concepção hebraica, significava o fim do mundo; portanto, Jonas quer subrair-se à sua missão fugindo para o lugar mais longe possível. Os marinheiros do navio no qual fugia Jonas descobriram que estava escapando de Yahweh. Foi então jogado no mar e engolido por um peixe, ficando dentro da sua barriga por “três dias e três noites”.
A Bíblia conta que depois da oração de Jonas o peixe o vomitou “sobre a terra firme”. Dali ele vai a Nínive e prega a palavra de Deus convidando os habitantes à conversão. Eles efetivamente se convertem e Yahweh não castiga a cidade, embora Jonas se lamente.

Reginaldo, não é fácil dizer exatamente onde o peixe deixou Jonas, pois a Bíblia diz apenas que “o vomitou em terra firme”. Jonas fugia para Tarsis, que é um lugar desconhecido. Alguns dizem que pode ser a Espanha. Provavelmente era no Mediterrâneo. Nínive, invés, não era banhada pelo Mediterrâneo, mas estava às margens do Rio Tigre. Teoricamente um peixe pode ter chegado até lá pelo rio.

Tudo indica que a história de Jonas tem um ambientação fictícia. De fato a cidade de Nínive, capital do reino Assírio, foi destruída em 612. O Livro de Jonas, invés, teria sido escrito uns 200 anos depois. Portanto uma interpretação histórica do livro não é o modo correto de ler essas páginas da Bíblia. O livro tem uma missão didática e ensina que as ameaças de Yahweh são, na verdade, uma expressão da vontade misericordiosa de Deus, que só espera a manifestação do arrependimento para conceder seu perdão.

18988 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook