Olá Daniel do Rio de janeiro!

 

É no livro dos Reis que vamos encontrar os textos que nos falam do “Ciclo de Elias” (1Reis 17 até 2 Reis 1), e do “Ciclo de Eliseu” (2Reis 2 - 13).

Dos milagres que Elias protagonizou o primeiro é uma predição de três anos de seca. Conhecemos a história deste  confronto de Elias com o Rei Acab e seus profetas. A história narrativa deste milagre é muito interessante, encontramos em Reis 17,1-7. O texto assim se apresenta tem inicio:”

 

 “1 Então Elias, o tisbita, que habitava em Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, em cuja presença estou, que nestes anos não haverá orvalho nem chuva, senão segundo a minha palavra”(1 Reis 17,1) Biblia Almeida.

 

Elias anuncia três anos e meio de seca: Primeiro Milagre

 

Elias vai até o Rei Acabe, e profetizou: “A ausência da chuva para os próximos três anos” (I Rs 17,01)

Elias não teme em apresentar-se ao Rei e anunciar a sua profecia. Ele indica que possui intimidade com Deus sendo seu porta voz e crê que o Rei Acab não poderá fazer nada contra ele. A profecia de Elias é radical, não apenas a chuva vai parar de cair, mas o orvalho da noite não mais cairá.

Os servos de Baal estavam convictos que não iria faltar chuvas, pois Baal os protegia e teriam abundantes colheitas. Acab na ocasião vinha de um período de fartura e sucesso, possuía bons comandantes em seu exercito. Entretanto nada mais adiantaria e nem mês o os 450 profetas de Baal poderiam melhorar a situação da seca. A narrativa continua...