Olá Thais Rosa,

O rei Herodes viveu dos anos  37 a 4 a.C. ( antes de Cristo) e teve vários filhos, de diversos casamentos. O rei Herodes é chamado também de  Magno ou Grande, pelas construções que edificou e pela forma como conduziu o seu reinado, sempre a serviço do Império Romano.

Na pesquisa que efetuei os seus filhos chamaram-se: Antípater, Alexandre, Aristóbulo, Filipe, Herodes- Filipe, Herodes Antipas e  Arquelau.

Do seu casamento com Doris, a iduméia, Herodes teve como  primeiro filho Antípater, que acabou sendo executado. Com Mariana, a asmonéia, Herodes foi pai de  Alexandre e Aristóbulo, os quais foram mortos  a mando dele mesmo.   Com Cleópatra, de Jerusalém, Herodes teve como filho Filipe. Com Mariana, filha do sumo sacerdote Simão, foi pai de Herodes-Filipe. Com Maltace, uma samaritana, Herodes foi pai de Herodes Antipas e Arquelau.

Herodes, o Grande foi quem recebeu a visita dos reis magos na época do nascimento de Jesus, (cf. Mt 2, 1-12), e  depois mandou matar as crianças inocentes. Ele morreu no ano 4 a.C.

Quando Herodes morre seus filhos recebem parte do seu reino, assim foram: Arquelau ficou como etnarca da Judéia e da Samaria de 4 a.C. até 6 d.C. , mas  depois foi deposto e desterrado para a Gália, pelo imperador romano Augusto.

Filipe ficou como tetrarca da Gaulanítide, Bataneéia, Traconítide e Auranítide e o distrito da Ituréia de 4 a.C. até 34 d.C.

Herodes Antipas ficou como tetrarca da Galiléia e da Peréia, de 4 aC até 39 d.C., foi ele quem mandou prender e depois matar João Batista  (cf.Mc 6, 17-29; Mt 14,3-12  e  Lc 3, 19-20). E, Jesus, durante seu julgamento,  foi enviado a ele, por  Pilatos, em Jerusalém (cf. Lc 23, 8-12).

Os Herodes que aparecem no Novo Testamento relacionados a Jesus são: Herodes, o Grande, quando do nascimento de Jesus em 4 aC., e de seu filho  Herodes Antipas, em 33 dC.quando do julgamento de Jesus.