Olá Alex Mendes de Dois Córregos SP!

 

Lendo a pergunta, veio logo em mente a palavra aljava, que muito me marcou quando ouvi pela primeira vez, ainda jovem. De fato é uma palavra que não esta mais na nossa conversa do dia a dia. Não somos da época em que se usava flechas para a caça ou para se defender. São palavras de outro vocabulário. Entretanto um significado simbólico permanece para nós.

Vamos encontrar a palavra aljava no livro dos Salmos 127,4-5:

“4 Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade.

5 Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.” (Salmos 127, 4-5)

 

Esta palavra me marcou profundamente, pois seguidamente ouvia participando nas cerimônias de casamento religioso. Entre uma e outra leitura bíblica, com referência ao casamento, era lido muitas vezes este salmo 127, que é alerta e convite aos noivos que estão casando, para que se abandonem as mãos da Providência. Se o homem confiar seu trabalho somente nas próprias forças está condenado ao fracasso. Deus é que fecunda o trabalho humano. O pão de cada dia e a descendência são dons de Deus. Por isso o salmista insiste, os filhos gerados na juventude são como as flechas do guerreiro guardadas na aljava. Isto é, além de protegidos pelos pais, os filhos são a alegria e no futuro proteção.